Como funcionam os doutoramentos em Portugal?
Planear o nosso percurso académico nem sempre é fácil. Para te ajudar, deixamos-te informação sobre como funcionam os doutoramentos em Portugal.
O doutoramento é o grau de estudos mais elevado, que permite aprofundar e acrescentar conhecimento ao mundo científico e académico. Com duração média de 4 a 5 anos, o doutoramento, dedica-se unicamente a uma pesquisa que visa apresentar novas descobertas sobre o objeto de estudo escolhido.
A ideia é que o doutoramento consiga contribuir ainda mais para os conhecimentos académicos da tua área de estudos e trazer-te novas perspetivas sobre o tema apresentado.
Para ingressar no doutoramento, primeiramente, é necessário ter o mestrado concluído, inclusive teres apresentado a tese. Depois, é importante escolher a área de estudos e pesquisar instituições que sejam do teu interesse.
A candidatura ao doutoramento varia de instituição para instituição, mas geralmente são necessários os seguintes documentos:
- Documentos comprovativos das habilitações de que o candidato é titular (diploma e histórico do mestrado);
- Currículo atualizado, organizado de acordo com o modelo fornecido pela faculdade de ingresso;
- Indicação da especialidade de candidatura, com explicitação das razões da mesma;
- Cartas de recomendação;
- Apresentação do projeto de dissertação/ tese e posterior prova para testar conhecimentos específicos na área;
- Carta de aceitação do(s) orientador(es).
Após o envio dos documentos, deves aguardar pelo contacto da instituição de ensino, para que esta agende uma entrevista com o coordenador(a) do curso escolhido.
Entrando no curso de doutoramento e até ao final do ciclo de estudos, os teus deveres enquanto doutorando são:
- Renovar a tua inscrição anualmente;
- No final de cada ano, entregar um relatório sobre as atividades desenvolvidas, com o parecer do orientador.
Para concluir o doutoramento, é necessário que todos os estudos ao longo da especialização se tornem numa tese, que será submetida a um grupo de especialistas para avaliação técnica. O objetivo dessa etapa é pôr à prova os conhecimentos específicos do doutorado, em que a tese é questionada e debatida por outros académicos especializados na área.