Doutoramento: Será uma opção para mim?
O grau de doutor, é um grau académico concedido pela universidade a quem demonstre dominar um ramo do conhecimento científico ou especialidade obtido no doutoramento.
Quais os requisitos para te candidatares a um doutoramento?
Para te poderes candidatar a um curso de doutoramento é essencial que tenhas o grau de mestre, dando continuidade à formação, habitualmente numa mesma área de estudo ou área semelhante.
Para acederes a este nível de formação, deves apresentar a candidatura ao curso na universidade pretendida e cumprindo os requisitos exigidos. Não existem requisitos pré-determinados, como tal, deves consultar o site de cada Instituição e ver, caso a caso, quais os requisitos exigidos.
Dependendo de cada doutoramento e de cada universidade, o doutoramento conta, habitualmente, com uma primeira fase curricular e, depois, o desenvolvimento da tese. Não está definida a duração do ciclo de estudos nem o número de ECTS correspondente. O tempo de duração para cada curso de doutoramento é estabelecido pela respetiva instituição de ensino superior responsável.
Quais são os custos?
A cada ano letivo corresponde um valor de propina que é, regra geral, superior ao que corresponde a licenciatura na mesma área. Para o ano letivo de 2021-2022, o valor máximo do doutoramento rondou os 2750€ por ano.
Existem bolsas de estudo ou de investigação?
Depende da Instituição. Esta é uma informação importante a ter em conta no processo de inscrição do doutoramento, e fazer uma pesquisa sobre este tipo de bolsas é fundamental. Por exemplo, a Universidade de Lisboa lançou um Programa de Bolsas de Doutoramento, ao reconhecer a importância do financiamento dos estudantes. A ULisboa atribuiu entre 2015 e 2018, 225 bolsas a doutorandos de diferentes áreas de saber. Outra bolsa existente é a bolsa de doutoramento INPhINIT, da Fundação La Caixa, que oferece 65 bolsas, destinadas a jovens talentos na investigação.
A quem é indicado fazer um doutoramento?
Um doutoramento dirige-se (por norma) a pessoas que, ou queiram seguir a carreira académica, dando aulas no ensino superior, ou realizando trabalho de investigação numa área específica. Existem também profissões que exigem doutoramento para o mercado de trabalho.
- Desde 2009 que a admissão de novos docentes no ensino superior requer o grau de doutor.
- O doutoramento é um grau de qualificação bastante valorizado em Portugal, sobretudo nas áreas da Saúde e Engenharia.
Quais são as vantagens de fazer um doutoramento?
- Investir num doutoramento pode ser uma forma de criar oportunidades profissionais – carreira académica ou de investigação pois concede qualidade e prestígio profissional.
- O valor do salário pode ser mais atrativo. Um professor assistente pode auferir por mês 2.500 euros, enquanto um professor catedrático pode receber mais de 5.000 euros.
- Permite uma especialização, numa determinada área de conhecimento.
- Enriquece o CV, destacando os indivíduos de imediato.