Ordem dos Nutricionistas retoma Ciclo de Visitas ao Ensino Superior
A Ordem dos Nutricionistas anunciou que vai retomar, este mês de abril e durante maio, o Ciclo de Visitas aos Estabelecimentos de Ensino Superior que ministram licenciaturas conducentes à profissão de nutricionista, iniciativa que foi suspensa devido à pandemia COVID-19.
“Estas visitas dão a possibilidade acrescida de partilharmos ideias, opiniões, desafios e diferentes perspetivas e perceber no terreno a evolução, nos últimos anos, da formação dos nutricionistas, e tendências futuras. No entanto, este Ciclo de Visitas verterá ainda na oferta formativa dos Estabelecimentos de Ensino Superior, porque é uma área fundamental no que diz respeito à qualidade e diferenciação dos futuros profissionais”, referiu Alexandra Bento, Bastonária da Ordem dos Nutricionistas.
Pretende-se conhecer projetos inovadores no contexto da formação académica e as perspetivas das instituições no que respeita à profissão de nutricionista na atualidade e nos próximos anos. O reiniciar deste Ciclo de Visitas era algo há já muito esperado, uma vez que é reconhecido que estas iniciativas permitem sublinhar a excelente ligação entre a Ordem a Nutricionistas, enquanto regulador, e a Academia enquanto formador.
A Bastonária da Ordem dos Nutricionistas far-se-á acompanhar pelo vice-presidente da Direção, José Camolas, bem como por elementos da sua assessoria.
“Uma oferta formativa vasta e diferenciada permite, sem dúvida alguma, o desenvolvimento de uma formação mais consistente, robusta e completa. A formação ao longo da vida é um processo que deve garantir conhecimentos atualizados, especializados, mas também permitir alcançar competências transversais para que o nutricionista esteja preparado para as constantes mudanças da sociedade”, afirmou Alexandra Bento.
As visitas arrancam hoje, dia 11 de abril, e terminarão a 22 de maio, às seguintes Instituições: Universidade Lusófona, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, Instituto Universitário Egas Moniz, NOVA Medical School, Universidade Atlântica e Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve.