Politécnico do Porto vence troféu coletivo na pista coberta
O Politécnico do Porto (P.PORTO) venceu, no passado domingo, em Pombal, o troféu coletivo do Campeonato Nacional Universitário de Atletismo Pista Coberta e destronou a Universidade do Porto (U.Porto), que vencia há treze temporadas consecutivas.
No primeiro dia de competição, sagraram-se campeãs nacionais universitárias Inês Carreira da Associação Académica da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (AAULHT) no lançamento do peso, Patrícia Silva da Associação dos Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana (AEFMH) nos 400m, Maria Carvalho da U.Porto nos 3000m, Agate Sousa da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Economia e Gestão (AEISEG) no salto em comprimento, Beatriz Andrade da Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (AEESTeSL) nos 60m, Bruna Santos do P.PORTO no salto com vara e Bruna Marques (P. PORTO) nos 3000m marcha.
Já no masculino, Carlos Pitra da Associação dos Estudantes da Faculdade de Ciências de Lisboa (AEFCL) no salto com vara, João Coelho da Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitetura (AEFA) nos 400m, Tomás Rodrigues da AEFCL no lançamento do peso, Nuno Pereira da Associação Académica da Universidade da Madeira (AAUMa) nos 3000m, Rodrigo Rito da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) nos 60m, João Olim da AAUMa nos 5000m marcha e Pedro Pires (AAUAv) no salto em comprimento.
No segundo dia, Maria Ana Leite (U.Porto) no salto em altura, Patrícia Silva (AEFMH) nos 800m, Vera Monteiro da Associação Académica da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave (AAESSVA) nos 60m barreiras, Ana Silva (P.PORTO) no triplo salto e o P.Porto na estafeta feminina 4x200m receberam as medalhas de ouro. Nas competições masculinas, David Garcia (AEFMH) nos 800m, Oleksandr Lyashchenko da (AAULHT) no triplo salto, Bruno Cunha do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) venceu nos 60m barreiras, Nelson Pinto da AAC no salto em altura e o P.PORTO na estafeta 4x200m sagraram-se também campeões.
No sábado, foram batidos três recordes nacionais universitários: João Coelho da AEFA nos 400m (47.35), Agate Sousa da AEISEG no salto em comprimento (06.64) e Nuno Pereira da AAUMa nos 3000m (08:04.59). No domingo, Patrícia Silva (AEFMH) bateu o recorde nos 800m (02:08.04) e Oleksandr Lyashchenko da (AAULHT) igualou a sua anterior marca de recorde no triplo salto (15.40).
Nas cerimónias protocolares do CNU Atletismo Pista Coberta estiveram presentes os vice-presidentes da FADU, Beatriz Leandro e Diogo Braz, o presidente do Politécnico de Leiria, Carlos Rabadão, a administradora do Politécnico de Leiria, Marisa Gomes, e a vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Pombal, Gina Domingues.