Parlamento aprova doutoramentos nos politécnicos e designação em inglês
Institutos politécnicos vão poder adotar a designação “Polytechnic University” e atribuir o grau de doutor. Em vista, está a valorização das regiões e da competitividade internacional do ensino superior.
A proposta da Comissão de Educação e Ciência foi aprovada na sexta-feira no Parlamento e pretende valorizar o ensino politécnico nacional e internacionalmente.
No entanto, no diploma renovado, só poderão conferir o grau de doutor os estabelecimentos de ensino superior com recursos humanos e organizativos “necessários à realização de investigação”, com “experiência acumulada, sujeita a avaliação e concretizada numa produção científica e académica relevantes”.
As mudanças do atual diploma preveem que as instituições possam utilizar em conjunto com a sua designação em língua portuguesa, que é sempre obrigatória, uma designação em língua inglesa.
Esta medida de acordo como presidente da Federação Nacional de Associações de Estudante do Ensino Superior Técnico, esta medida valoriza as instituições, mas também as regiões do interior.
Realça ainda que com a introdução de doutoramentos nos politécnicos, vai contribuir para a inovação das empresas.
A presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Maria José Fernandes, considera que a medida é importante para o país e para muitas regiões que não têm universidades e acredita e é uma vitória para o desenvolvimento regional.