Hoje assinala-se o Dia Internacional do Preservativo! Será que sabes tudo sobre este método contracetivo?
O preservativo não é um método contracetivo recente, na realidade, tem mais de três mil anos quando os chineses criaram uma primeira versão a partir da combinação do papel de seda e a aplicação de óleos lubrificantes.
Sabias que:
- Há registos que os antigos egípcios já utilizavam métodos anticoncecionais, feitos a partir de panos e também partes de animais, como o intestino do porco;
- Em 1920 foi inventado o primeiro preservativo de látex e, desde então, seu design quase não mudou, apesar dos avanços tecnológicos;
- Nada é 100% seguro, mas o preservativo tem as taxas de eficácia mais altas quando se trata de contraceção e transmissão de doenças. É 97% eficaz na prevenção de possíveis gravidezes indesejadas e 95% na prevenção da propagação de uma DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis).
Em alturas de maior contacto e animação há países que intensificam o combate contra as DSTs, o caso mais recente é brasileiro. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) distribuiu no dia 4 de fevereiro, 21 mil preservativos masculino e feminino.
A iniciativa da ação é do Saúde da Gente do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Praia, localizado em frente ao restaurante Anamá, na orla de Ponta Verde.
De acordo com a supervisora do Saúde da Gente CAT Praia, Aline Mota, a ação tem como objetivo reforçar a importância da prevenção contra as DSTs, através do uso do preservativo, método contracetivo eficaz e seguro.
Este serviço serve para consciencializar a população sobre as doenças sexualmente transmissíveis, principalmente, o público jovem.
O período carnavalesco, por norma, é uma época de muita alegria e loucura, mas é importante saber prevenir. O uso de preservativo é fundamental para evitar diversas infeções e também uma gravidez indesejada.