O Centro Internacional de Pós-Graduação Comendador Rui Nabeiro promove a conferência “O Ensino Superior Enquanto Dinamizador do Desenvolvimento e da Coesão Territorial”, no próximo dia 10 de fevereiro, no Centro de Ciência do Café, em Campo Maior.
A abertura inicia com uma sessão de boas vindas feita pelo Comendador Rui Nabeiro. Posteriormente haverão intervenções de personalidades nacionais e internacionais, ligadas ao Ensino Superior e ao Tecido Empresarial, que irão analisar a iniciativa legislativa proposta por um grupo de cidadãos que pretendem ver atribuída ao Ensino Superior Politécnico a capacidade para conceder Doutoramentos.
Na abertura dos trabalhos da conferência estará em análise o papel das Universidades Politécnicas no Desenvolvimento Territorial e na dinamização dos territórios em prol da coesão territorial.
A ligação ao tecido empresarial local, o contributo para o desenvolvimento das regiões e o alinhamento com o mercado de trabalho vão ser alguns dos temas desenvolvidos.
A conferência surge num momento em que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior procede à reavaliação do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES).
Com a concretização desta alteração legislativa poderá representar um importante contributo para potenciar uma tipologia formativa de matriz politécnica e reforçar o acesso à ciência baseada na prática pelas empresas que estão implementadas em Portugal.
No último relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), “Resourcing Higher Education in Portugal”, sublinhou a importância de Portugal alterar o modelo de financiamento do Ensino Superior, de modo que este passe a ter em conta as necessidades de formação no território e a empregabilidade.