És estudante deslocado? O Ministério vai estabelecer protocolos para aumentar a oferta de alojamento estudantil
O drama dos estudantes deslocados face à procura de alojamento não é novidade e várias têm sido as iniciativas para colmatar este problema ao longo dos últimos anos. Agora, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) anuncia que irá estabelecer protocolos de colaboração com diversas entidades, para aumentar o número de camas disponíveis para os estudantes do ensino superior que se encontram deslocados da sua residência.
As entidades que estiveram reunidas, ao longo dos últimos meses com o Ministério foram a MOVIJOVEM, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), a Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP) e a Associação Portuguesa de Hotelaria Restauração e Turismo (APHORT) e serão estas as entidades a assinar protocolos plurianuais com o MCTES.
Esta é apenas a primeira fase de um número de protocolos que irão ser assinados com entidades públicas, privadas e do setor social. Neste momento, estão a ser concluídos outros protocolos com entidades do setor social com o objetivo de complementar e reforçar a rede de oferta de alojamento estudantil.