Porque termina o ano no dia 31 de dezembro?
O dia 31 de dezembro representa o último dia do ano e a véspera de Ano Novo. Neste dia as pessoas celebram a passagem de ano com festas e comemorações, e aguardam a chegada do novo ano com tradições, para que este comece da melhor maneira.
A passagem de ano muda de acordo com o país e a cultura em que está inserida. Em Portugal como no resto da Europa, celebramos o Ano-Novo no dia 1º de janeiro. Na China, a festa acontece no início de fevereiro. Para os judeus, no final de setembro. Já para os mulçumanos, a passagem de ano ocorre durante o mês de maio.
A noite em que comemoramos a passagem de ano é nomeada de réveillon, palavra de origem francesa, que significa “despertar, acordar”, uma referência ao novo ano que se inicia.
Mas porque é que o ano termina dia 31 de dezembro?
Para perceber a origem desta festa é necessário entender o calendário gregoriano.
A palavra calendário vem do latim calendarium, que significa livro de calendas, livro usado na Roma Antiga, para contar os dias das atividades festivas religiosas, marcadas no início de cada mês lunar.
O calendário gregoriano, ou cristão/ocidental, é o calendário solar que permite a contagem dos dias, anos, meses, semanas e dias, na maioria dos países, e que tem como bases as estações do ano. Foi criado na Europa, em 1582, por iniciativa do papa Gregório XIII, com o objetivo de corrigir os erros do calendário anterior, o calendário juliano.
No entanto, o calendário gregoriano apresenta defeitos: a irregularidade da duração dos meses, que possuem entre 28 a 31 dias, a relação entre a data e o dia da semana e a mobilidade de datas cristãs, como por exemplo a Páscoa.
Como funciona o calendário gregoriano?
O calendário é baseado no movimento da Terra em torno do Sol, desse modo ajusta-se com os eventos astronómicos, como o equinócio de primavera e o solstício de inverno.
Possui 365 dias, divididos em 12 meses. Fevereiro varia entre 28 a 29 dias, fazendo com que o ano tenha 365 ou 366 dias – esse dia a mais acontece nos anos bissextos, que acontecem de quatro em quatro anos – o próximo será em 2024.
Mas a pergunta que não quer calar, porque acaba o ano no dia 31 de dezembro?
Para entender o motivo, temos de voltar atrás na história do calendário. Até ao século VII antes de Cristo, o ano possuía 10 meses lunares. No entanto, o ritmo dos meses não se ajustava muito bem com as estações, o que prejudicava a atividade das plantações e colheitas.
O segundo rei de Roma, resolveu então acrescentar dois novos meses, o 11º mês, ianuarius (janeiro) e o 12º mês, februarius (fevereiro). O ano romano continuou a ter início na primavera, até 153 a.C – todos os anos, os consûles romanos eram nomeados em março, no início do ano, até que a data das nomeações teve de ser antecipada, devido à guerra, e as nomeações passaram a ocorrer em janeiro.
Este novo esquema no calendário passou a ser adotado por boa parte dos povos, mas a passagem de ano continuou a ser comemorada noutras datas, continuando a preferida a ser 25 de março.
Só no século XVI, o reino de Espanha, em consequência da sua expansão pela Europa, adotou o dia 1 de janeiro, como data de início de ano, e com o passar do tempo, alastrou-se pelo ocidente.
A comemoração do Ano Novo, do dia 31 de dezembro, para o dia 1 de janeiro é relativamente recente.
Algumas curiosidades:
O dia 31 de dezembro de 2022 é:
- O 365º dia do ano. Existem 0 dias restantes em 2022.
- O 53º sábado de 2022.
- O 11º dia de inverno, faltando 79 dias para a primavera.
- Muitos historiadores acreditam que o Ano Novo foi o primeiro feriado a ser comemorado na Antiguidade.
- No dia 31 de dezembro celebra-se o dia de São Silvestre. Foi o 33º Papa e o responsável pela paz na Igreja, ao acabar com a perseguição aos cristãos durante o Império Romano – em vários países, no dia 31 de dezembro realiza-se a Corrida de São Silvestres, uma corrida de atletismo aberta a homens e mulheres de todo o mundo.
Neste dia é feito um balanço do ano que termina, são relembrados os momentos bons e maus e os acontecimentos mais marcantes do ano, seja a nível pessoal ou profissional.
Desta forma, são escolhidas as resoluções de ano novo, a cumprir ao longo do ano, com toda a energia e motivação que a mudança de ano proporciona. A Mais Superior deseja-te um ótimo ano!