Link Me Up – 1.000 Ideias leva estudantes e docentes à Holanda para promover empreendedorismo e melhores práticas em cocriação
O projeto “Link Me Up – 1.000 Ideias”, liderado pelo Politécnico de Leiria, levou uma comitiva de cerca de 80 pessoas, entre estudantes e docentes de Norte a Sul de Portugal, a Saxion – Enschede, na Holanda, durante os dias 1 e 8 de dezembro.
Já no passado mês de novembro, o “Link Me Up” tinha levado 18 estudantes de Santarém, Bragança e Porto a Delft, na Holanda, para uma atividade de benchmarking internacional e de promoção de experiências internacionais empreendedoras aos estudantes vencedores do Concurso Nacional de ideias.
O objetivo passou por promover experiências de cocriação internacional, com a apresentação dos projetos das equipas de cocriação, com feedback de estudantes internacionais, participação em workshops, visitas a empresas holandesas, centros de cocriação, e startups.
“O propósito destas visitas passou por permitir, sobretudo aos estudantes, visitarem um conjunto de infraestruturas, participarem em iniciativas na área do empreendedorismo, como por exemplo partilha de negócio de algumas startups, iniciativas de idealização de cocriação, entre outras», começa por explicar Susana Rodrigues, professora do Politécnico de Leiria e coordenadora do projeto “Link Me Up – 1000 ideias”, destacando que «a cocriação de inovação, isto é, o processo de criar em grupo/equipa, é o caminho. A inovação acontece com a multidisciplinaridade”.
“Link Me Up – 1.000 Ideias” rege-se por um eixo de promoção de práticas de empreendedorismo – concurso de ideias, e outro eixo, o de cocriação de inovação. A cocriação de inovação consiste na constituição de equipas multidisciplinares de estudantes de diversas áreas, colaboradores de empresas/organizações e docentes que são os “facilitadores” do processo de cocriação de inovação.
As equipas têm de resolver casos, ou seja, problemas/desafios reais que as empresas/organizações colocam e para os quais se procuram respostas, numa perspetiva de apresentação de sugestões e de orientação estratégica futura.
As viagens inseriram-se no âmbito de três das ações do projeto, designadamente “benchmarking internacional para identificação de melhores práticas em metodologias de cocriação de inovação e de conversão de projetos de empreendedorismo académico em spin-offs académicas”, “promoção de experiências empreendedoras com colaboração internacional – para a equipa vencedora do Concurso Nacional de ideias e planos de negócio – com entidade internacional que permita melhorar o projeto empresarial” e promoção de experiências de cocriação internacional com a apresentação dos resultados dos projetos das equipas de cocriação e partilha de conhecimento sobre as metodologias de cocriação de inovação
A visita contou com um conjunto de atividades de cocriação, através da composição de grupos com estudantes portugueses e holandeses, visitas a empresas, e discussões em torno dos resultados – projetos apresentados.
A viagem a Delft incluiu uma visita ao The Green Village, espaço onde instituições académicas, empresários, organismos governamentais e civis podem investigar, experimentar, validar e demonstrar as suas inovações sustentáveis, tendo sido também promovido um workshop de idealização, onde os estudantes em equipa, apresentaram soluções para problemas concretos.
A iniciativa incluiu ainda, entre outras atividades, uma visita à incubadora YES!DELFT e a realização do debate “Startup vs Corporate”, sobre empreendedorismo a partir de duas perspetivas distintas dentro do mesmo campo – uma perspetiva de arranque e outra perspetiva empresarial -, tendo sido discutidos diferentes tópicos sobre empreendedorismo com o propósito de mostrar aos estudantes diferentes formas de colocar em prática o empreendedorismo após a licenciatura.
Até à quarta edição, a nível nacional, o projeto “Link Me Up – 1.000 Ideias” conta com 1.076 ideias criadas, com o envolvimento de 6.791 estudantes e 780 empreendedores, tendo permitido já a criação de 10 empresas. O projeto ultrapassou, assim, o objetivo das 1.000 ideias, mantendo-se como um dos propósitos atingir, até à sexta edição, em 2023/2024, a criação de 50 empresas.
Está a decorrer a 5.ª edição do “Link Me Up” e em janeiro serão conhecidos os vencedores dos concursos regionais, que representarão à posteriori, cada politécnico no concurso nacional, a realizar-se em meados de 2023.
Este projeto tem um investimento de 5,9 milhões de euros e um financiamento de 4,7 milhões de euros de Fundo Social Europeu, através do programa Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia.
Sabe mais informações sobre o projeto aqui!
Link Me Up – 1.000 Ideias leva estudantes e docentes à Holanda para promover empreendedorismo e melhores práticas em cocriação