Instituto Politécnico da Guardo vai lançar cursos tecnológicos de logística em parceria com IEFP
O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) está a preparar uma edição do “UpSkills” dedicada à vertente tecnológica da logística com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). O anúncio foi feito pelo presidente do IPG, Joaquim Brigas, na abertura da Sessão Solene do Ano Letivo 2022-2023, que decorreu no dia 15 de dezembro, quinta-feira, nos Serviços Centrais do IPG.
“Será mais uma formação inovadora, pioneira, e que também contribuirá para reforçar a Guarda como centro de excelência da logística portuguesa”, afirma Joaquim Brigas, presidente do Politécnico da Guarda. A área da logística tem sido uma prioridade para o IPG, tendo sido assinado, a escritura para a concretização do Laboratório Colaborativo em Logística, projeto financiado em 1,3 milhões de euros pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, que conta com a parceria de empresas e instituições nacionais e regionais.
“É compensador ver que o IPG é, cada vez mais, uma referência para a especialização da mão de obra e para a qualificação de quadros superiores no tecido empresarial da região”, afirmou Carlos Martins, presidente do Conselho Geral do IPG. Durante a sessão afirmou que em 2023 o IPG deverá manter o ritmo de crescimento, tendo especial atenção aos efeitos da crise de inflação. “A subida dos juros, a provável recessão que vamos ter na economia, têm de nos pôr alerta, e disponíveis, para apoiarmos socialmente quem precisar”.
O presidente Joaquim Brigas fez um balanço dos quatro anos de mandato, referindo que, para o futuro, é necessário ter mais alojamento estudantil, uma nova escola superior de saúde e atrair mais estudantes estrangeiros.
Beatriz Silva, presidente da Associação Académica da Guarda (AAG), também defende esta ideia. A líder estudantil, assinalou 2022, como sendo o ano em que o IPG “alargou horizontes” de mobilidade académica e de projetos de investigação. Diz que, “Onde só havia Erasmus, agora há novas oportunidades que o IPG nos abre, permitindo-nos, não só alargar as nossas saídas profissionais, mas também evoluir na nossa carreira académica.”
O presidente do IPG e a porta-voz dos estudantes da região da Guarda revelaram ter como prioridade o alojamento estudantil. Houve um apelo da AAG aos autarcas de Guarda e Seia, para a disponibilização de transportes e camas aos seus estudantes. Beatriz Silva afirma que a escassez de transportes públicos na cidade, afeta a comunidade académica e impede o aluguer de quartos em locais mais distantes. Joaquim Brigas acrescenta que o futuro passa por ter “mais alojamento condigno, a preços acessíveis.”
Durante a cerimónia, o presidente anunciou para breve a assinatura de um protocolo com o município de Vila Nova de Foz Côa, para o lançamento de um curso direcionado para a logística na área da tecnologia, da Escola Superior de Turismo e Hotelaria.
A Sessão Solene e as celebrações do 42.º aniversário do IPG, terminaram com a entrega de prémios, os quais reconhecem o mérito dos corpos docente e não docente, investigadores e estudantes, da academia, em diversas áreas.