Entrevista Natixis: “É muito importante para nós estar próximo do talento jovem”
A Mais Superior foi entrevistar Maurício Marques, diretor de recursos humanos da Natixis – banco francês – em Portugal, e responsável pela segunda edição do Natixis Open Day LX Edition 2022, que ocorreu no dia 18 de novembro na Fábrica Oitava Colina, em Lisboa.
O Open Day assinala o final da Purple Tour – tour que fez parte do programa de recrutamento de trainees, “We Want Your Brain” – e que teve como objetivo dar a conhecer a empresa, a sua cultura e os estágios profissionais no Centro da Natixis no Porto.
1. O autocarro da Natixis percorreu algumas cidades portuguesas, na “Purple Tour”. Como foi a experiência?
Este ano, passámos pelo Minho, Alto Douro e Trás-os-Montes, Coimbra, Aveiro, Porto e, mais recentemente, Lisboa, concluindo assim mais uma tour de sucesso. O Natixis Purple Bus, o autocarro personalizado da Natixis, esteve pela primeira vez na estrada em novembro do ano passado e o balanço do primeiro ano é muito positivo. Durante o ano, tivemos oportunidade de passar por algumas das maiores e mais prestigiadas Universidades do país, assim como dar a conhecer a cultura Natixis e as vagas disponíveis ao talento que procuramos para o nosso Centro de Excelência, no Porto.
2. Quais eram os objetivos da “Purple Tour”?
A Natixis Purple Tour é uma das ações que integra a campanha de recrutamento de trainees da Natixis em Portugal – We Want Your Brain – e tem como objetivo recrutar estudantes e jovens recém-formados para estágios profissionais remunerados nas áreas de Engenharia e Tecnologia da Informação, Gestão, Economia, Contabilidade, Finanças, Relações Internacionais, Direito, Recursos Humanos e Comunicação e Marketing.
3. Quais eram os objetivos do recrutamento “We Want Your Brain”?
No início deste programa de recrutamento, tínhamos como objetivo recrutar para cerca de 270 posições de estágio e conseguimos preencher 240 posições.
Os resultados registados no digital, através do website oficial da campanha, também nos orgulham e refletem todo o investimento feito neste projeto. Entre maio e novembro, no website We Want Your Brain, registaram-se mais de 41.000 utilizadores, em mais de 56.700 sessões e superámos as 124.900 pageviews. Destacamos também os resultados da plataforma Networkme, dedicada à submissão de candidaturas aos estágios, onde registámos 15.000 utilizadores únicos, 1.600 candidaturas, 570 telefonemas de phone screening e um total de 240 posições fechadas, para um objetivo inicial de 270 posições em aberto.
4. Que eventos e atividades ocorreram durante a tour?
Durante a Natixis Purple Tour, centenas estudantes e recém-graduados puderam conhecer a empresa – interagindo com a equipa de Recursos Humanos e Embaixadores no interior do autocarro – e participar em eventos de networking de final de dia gratuitos, nas diferentes cidades por onde passámos.
Entre julho e outubro, a Natixis em Portugal abriu também as portas do seu escritório a 440 participantes, que puderam usufruir de visitas guiadas às instalações, assistir a atuações surpresa de Luana do Bem, Natixis Comedy Club, Pedro Teixeira da Mota e Orquestra Bamba Social e experienciar um momento informal de networking com as equipas.
5. Considera que a tour, ao ser uma inovação em Portugal, foi uma mais valia para o recrutamento dos jovens?
Sem dúvida! O talento jovem tem sido muito importante para o nosso projeto em Portugal, que continua a crescer: em número de colaboradores, na qualidade do talento e em diversidade e, por isso, as Universidades são o local ideal para encontrar estas três vertentes. Temos apostado cada vez mais no talento jovem (acolhemos 85 estagiários em 2020, 150 em 2021 e serão 240 em 2022) e os resultados demonstram-no: nos últimos dois anos, 85% dos estagiários ficaram na empresa com contrato permanente, após o estágio. Este ano, ficaram connosco mais de 110 jovens, de um total de 150 estágios que integrámos na edição de 2021, o que para nós é um resultado muito positivo. Em 2023, estamos confiantes que conseguiremos preencher um maior número de posições, após os estágios.
6. Onde é que a Natixis se diferencia dos restantes bancos internacionais?
No Centro de Excelência da Natixis, no Porto, temos uma cultura marcada por um mindset de startup, de pensamento inovador, com um espírito colaborativo e multicultural, que permite aos jovens ter uma experiência de estágio que nos diferencia no mercado.
Quando integram a Natixis em Portugal, e para os apoiar no processo de onboarding e integração, os estagiários têm acesso à aplicação ALL ABOARD, que de uma forma lúdica e gamificada, os guia e introduz à organização e cultura da empresa. Ao longo do programa de estágios, os jovens são acompanhados de forma próxima, para que possam aprender o mais possível sobre as várias áreas e projetos que desenvolvemos no nosso Centro de Excelência, contactando com equipas do Groupe BPCE em todo o mundo.
Fazemos uma forte aposta na formação, oferecendo aulas de francês a todos os interessados, e criamos um espírito de comunidade em cada “turma” de estagiários, que passam ainda por um Purple Trainee Camp, com formação dedicada e muitos momentos de interação e convívio. Além disso, contamos com um calendário de eventos internos bastante dinâmico – dedicado ao negócio e à empresa, mas também à diversão e ao bem-estar – e várias comunidades dinamizadas pelos próprios colaboradores com o apoio da empresa, como é o caso da equipa de futebol, da Natixis Band, da comunidade de jogos de tabuleiro, surf ou vela.
Não poderemos deixar de mencionar também as Villages, que representam um conceito absolutamente inovador de espaço de escritório, um exemplo pioneiro dos escritórios do futuro. São um espaço de celebração do trabalho colaborativo e, por isso, proporcionam uma experiência de trabalho imersiva e sensorial, num contexto único, que estimula os cinco sentidos e que trará ganhos relevantes em criatividade, inovação e eficiência.
7. Como é que os jovens podem entrar em contacto com a Natixis para se candidatarem às vagas de estágio?
As candidaturas para as vagas de estágio profissional encerraram a 18 de novembro e a próxima edição deverá iniciar em maio de 2023. As restantes oportunidades de carreira na Natixis em Portugal, para perfis juniores e seniores, podem ser consultadas aqui.
8. Qual é o modelo de estágio apresentado?
Os estágios que oferecemos aos estudantes e jovens recém-formados são estágios profissionais remunerados, em parceria com o IEFP, e num modelo de trabalho híbrido.
Neste momento, estamos a preparar uma campanha para estágios curriculares para estudantes finalistas. Nestes estágios, os estudantes executam um projeto em ambiente de empresa para terminar o seu curso. Temos vários testemunhos de estudantes que iniciam o seu percurso na Natixis através de um destes estágios e acabam por ficar connosco em regime de estágio profissional e, posteriormente, contrato. O facto de estarmos a crescer e a criar novas equipas faz com que mais facilmente consigamos integrar os estagiários de diferentes áreas em posições em aberto e conhecer melhor as competências de cada um. Acreditamos que esta proximidade faz com que os jovens nos escolham para começar o seu percurso profissional.
9. Quais são as áreas de formação que a empresa procura?
Para os programas de estágios para estudantes e jovens recém-formados, temos vagas disponíveis para diversas áreas, desde as mais tecnológicas e relacionadas com o setor em que atuamos, até às áreas de Ciências Sociais e Humanas. Esta campanha procurou recrutar recém-graduados nas áreas de Engenharia e Tecnologia da Informação, Gestão, Economia, Contabilidade, Finanças, Relações Internacionais, Direito, Recursos Humanos e Comunicação e Marketing.
10. Quais são os cargos/vagas existentes na Natixis em Portugal?
Durante todo o ano, temos a decorrer um processo de recrutamento para as áreas de Engenharia e Tecnologia da Informação, Gestão, Economia, Contabilidade, Finanças, Relações Internacionais, Direito, Recursos Humanos e Comunicação e Marketing.
11. Quais são as razões para a Natixis apostar tanto no recrutamento jovem para a empresa?
A via dos estágios tem sido uma aposta no nosso processo de recrutamento para o nosso Centro de Excelência, no Porto, e uma forma de atrair e integrar talento jovem. Olhamos para os estágios como um potencial início de carreira e trabalhamos para que estes jovens possam crescer connosco. Acreditamos também que os estágios representam, para os jovens, uma oportunidade de contacto direto com mercado de trabalho e permitem colocar em prática os conhecimentos e competências da formação académica; e, para nós, representa o investimento no desenvolvimento dos profissionais que queremos recrutar, formar e manter connosco ao longo do nosso crescimento.
É muito importante para nós estar próximo do talento jovem e conseguimos concretizá-lo uma vez mais este ano, com a campanha de verão Purple Scan. Apesar de ser uma altura em que a maioria dos jovens se encontra de férias, durante este período abrimos as portas dos nossos escritórios para eventos de networking e promovemos ações para estar mais perto deste público: estivemos presentes em cidades que acolhem festivais de Verão; ocupamos mupis na zona das chegadas e no exterior do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto; e investimos ainda em publicidade aérea, com um avião a sobrevoar as praias do Norte do país com a mensagem “wewantyourbrain.com”. No início do ano letivo, voltámos à estrada com o Natixis Purple Bus e passámos por Coimbra, Aveiro e Porto.
A campanha de verão Purple Scan valeu-nos, no passado dia 28 de novembro, o prémio Projeto RH do Ano nos Prémios RH 2022.
12. Depois do período de estágio, existe a possibilidade de os estudantes continuarem na empresa?
Encaramos os programas de estágio numa perspetiva de longo prazo e a prova disso é que 85% dos estagiários acabam por ficar connosco com contrato permanente, o que diz muito do impacto positivo destas experiências.
13. De que maneira um estágio na Natixis se diferencia das restantes empresas? O que vos diferencia?
O acompanhamento que fazemos de todos os nossos colaboradores, seja qual for o seu grau de senioridade, bem como as oportunidades de evolução que lhes proporcionamos, são transversais. Acreditamos que este acompanhamento, bem como todas as condições de desenvolvimento de que dispomos no nosso Centro de Excelência – quer em termos de infraestruturas, quer em termos de progressão profissional – ajudam a destacar-nos num mercado de guerra pelo talento.
O mais importante para nós é ter na Natixis em Portugal profissionais que partilham do nosso mindset e cultura de proximidade, agilidade e inovação, assegurando-lhes que, aqui, poderão ir sempre mais longe: no impacto que têm na empresa e no setor e nas oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal. Um estágio representa uma oportunidade única para testar essa relação.
14. Depois de duas edições de “Natixis Purple Tour” , vão realizar a 2ª edição do Natixis Open Day LX Edition. O que será o evento?
A segunda edição do Natixis Open Day LX Edition permitiu-nos regressar a Lisboa, uma cidade universitária e onde sabemos que podemos encontrar talento de excelência. Foi mais uma oportunidade de darmos a conhecer a empresa, divulgar as oportunidades de carreira para posições juniores e seniores que temos disponíveis no nosso Centro de Excelência e aproximar-nos do talento, essencial para o crescimento do nosso projeto.
Este ano, o evento decorreu nos dias 17 e 18 de novembro, com ações junto à Cidade Universitária, Amoreiras e Parque das Nações e com um evento de entrada gratuita na Fábrica Oitava Colina. No evento presencial, os participantes tiveram oportunidade de conhecer as áreas da Natixis em Portugal, conhecer a equipa e desfrutar de um jantar convívio. No decorrer do mesmo, houve também espaço para Rita Tavares, Talent Acquisition Leader na Natixis em Portugal, Milan Zazic, Digital Infrastructure Department Manager no BPCE Infogérance & Technologies, e Ricardo Castro Santos, Expert Leader na Natixis em Portugal, subirem a palco e partilharem a sua experiência nos domínios de DevOps e Business Intelligence.
O evento assinalou o fim da terceira edição desta campanha de recrutamento de trainees, que permitiu recrutar 240 recém-graduados. Além desta campanha direcionada a estágios profissionais, promovemos, no início de cada ano, um programa de recrutamento dirigido a estágios curriculares, o Purple Scan Finalists Edition. Em fevereiro deste ano, abrimos 80 vagas para finalistas que pretendessem realizar o seu estágio curricular na empresa entre março e julho, num modelo híbrido, nos nossos escritórios no Porto, nas áreas de IT, Atividades de Suporte à Banca e Compliance.
Acima de tudo, queremos dar aos jovens estudantes a possibilidade de experienciarem um percurso de aprendizagem e a possibilidade de crescerem connosco, ajudando-nos a fazer crescer o projeto que temos para a empresa em Portugal. De salientar que, no passado dia 28 de novembro, a Natixis em Portugal foi vencedora das categorias Estratégia Global de RH e Projeto RH do Ano nos Prémios RH 2022.