Ofertas de emprego aumentaram mais de 50% no 3º trimestre de 2022
As ofertas de emprego em Portugal tiveram um aumento de 52%, face ao período homólogo de 2021. Esta é uma das conclusões do Insight lançado pela Fundação José Neves. Descobre aqui as profissões que cuja procura mais aumentou.
O Insight lançado pela FJN – que pode ser consultado aqui – refere a evolução das ofertas de emprego e a dinâmica de procura do mercado laboral em Portugal, tendo concluído que nos primeiros nove meses de 2022, o número de ofertas de emprego foi significativamente superior ao verificado em qualquer um dos trimestres de 2021 – muito marcado pela crise pandémica e respetivas consequências.
Segundo a FJS, “no 2º trimestre de 2022, manteve-se a tendência de crescimento, com um ligeiro aumento de 3%. No 3º trimestre, até à data, registou-se o número mais baixo do ano, no que diz respeito a ofertas de emprego. Em comparação com o segundo trimestre de 2022, houve uma redução de 5%”. No que se refere ao volume das ofertas de emprego “entre o último trimestre de 2021 e o 3º trimestre de 2022 o crescimento foi de 60%”.
Empregados dos centros de chamadas, caixas bancários, penhoristas e similares, empregados de agências de viagens e pessoal de informação administrativa, representam as profissões que registaram um aumento na procura, em mais de 200%, face ao mesmo trimestre de 2021″. Segundo o relatório, os vendedores e encarregados de lojas e operadores de caixas e outros trabalhadores relacionados com vendas, foram, ainda, as profissões em que se verificou um aumento superior a 1.000 ofertas, no 3º trimestre de 2022, face ao período homólogo”.
Programadores de software, operadores de caixa e outros trabalhadores relacionados com vendas, empregados de mesa e bar, analistas de sistemas e representantes comerciais, são as profissões que, por sua vez, apresentam mais procura no 3ª trimestre de 2022.