Cinco livros proibidos que hoje fomentam a tolerância
O Dia Internacional para a Tolerância realiza-se anualmente no dia 16 de novembro e trata-se de uma oportunidade para a reflexão, sobretudo no que se refere à intolerância cultural, económica, religiosa, sexual ou racial.
O objetivo do Dia Internacional par a Tolerância passa por relembrar a importância de valores democráticos como o respeito pelo outro e pela diferença. Para praticar a tolerância a FNAC sugere a leitura de livros que foram, em tempos, proibidos em Portugal.
A primeira sugestão nesta lista é a Antologia de Poesia Erótica e Satírica, de Natália Correia, outrora apreendido pela PIDE por considerar ofender a “decência”, a “moralidade pública” e os “bons costumes”, tendo condenado a autora em Tribunal Plenário, num processo que se arrastou durante anos. Atualmente, a interpretação permite que diversos autores considerem este livro uma forma de expressão da intimidade e sexualidade.
Remontando para o ano de 1848, para a intervenção de Marx e Engels, no seu Manifesto Comunista e que nos permite refletir sobre as fogueiras da revolução que ardiam por todas as nações da Europa.
A escritora Maria Teresa Horta viu a obra Minha Senhora de Mim a ser apreendida por tocar em vários temas importantes, tais como a expressão da capacidade feminina, a negação do poder patriarcal, o incentivo à igualdade e a própria importância da tolerância.
O Anticristo, de Friedrich Nietzsch, é uma obra que reconsidera os pressupostos, as práticas e respetivas consequências do cristianismo que é retratado como “manifestação suprema de um processo de falsificação da vida, que abrange toda a cultura ocidental”, segundo o comunicado de imprensa da FNAC.
Numa referência às diferenças, a última sugestão é Os Bichos, de Miguel Torga, onde uma das personagens se vê confrontado com características, vontades e lutas específicas que o tornam diferente, alertando para a tolerância face às mesmas.
A par desta lista de sugestões, podes ainda visitar a exposição com ilustrações de André Carrilho que estará na FNAC do Centro Comercial Colombo, em Lisboa, de 17 de novembro a 31 de janeiro. Esta quinta-feira, dia 17 de novembro, vai realizar-se uma book talk sobre este assunto, pelas 18h00 na loja FNAC do Centro Comercial Colombo em Lisboa.