FADU distinguiu os melhores da época 21/22 no desporto universitário
O Casino de Espinho recebeu a XIII Gala do Desporto Universitário, organizada anualmente pela FADU, onde os melhores atletas da época 2021/2022 foram distinguidos.
Francisca Mesquita (natação) e Pedro Casinha (canoagem), ambos da Universidade Nova de Lisboa, foram eleitos atletas do ano, Rúben Santos, treinador da equipa masculina de futsal da Associação Académica da Universidade da Beira Interior, recebeu o galardão de treinador do ano, já a equipa feminina de futsal da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico recebeu o troféu de equipa do ano.
O Troféu Universitário de Clubes foi entregue à Universidade do Porto, sendo que o prémio PNED “Investigação sobre Ética no Desporto”, atribuído pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), foi para o trabalho “Valores do olimpismo: um estudo centrado nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires 2018”, realizado por Ana Gabriela Alves Medeiros.
A Associação Académica da Universidade dos Açores foi distinguida com o prémio Ética Desportiva no Desporto Universitário, pela sua postura de fairplay, dentro e fora do campo, demonstrada pela comitiva açoriana durante o evento em Leiria/Marinha Grande.
Todos os medalhados em jogos e campeonatos europeus universitários e nos campeonatos mundiais universitários foram homenageados na ocasião, bem como os campeões mundiais universitários nas modalidades de futsal, voleibol de praia e canoagem.
Na presença do presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), André Reis, e a diretora regional de Lisboa e Vale do Tejo do IPDJ, Eduarda Marques, esta gala, apresentada por Daniel Vieira, contou com as atuações da GAD – Giselle Academia de Dança, com os momentos de humor levados por Miguel 7 Estacas, e com a atuação musical de André Amaro.