MOVE ONG procura voluntários na área do empreendedorismo
O MOVE procura jovens entre 20 e 35 anos para a próxima edição do MOVE, que começa em janeiro de 2023, com disponibilidade de tempo e que acreditem que o empreendedorismo é a melhor forma de cooperação para o desenvolvimento, num projeto de 6 meses de voluntariado para São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e São Miguel (Açores).
“O trabalho e as ideias podem e devem ter um retorno justo”, é o mote deste projeto do MOVE, que desde 2009, coopera com países de língua oficial portuguesa. Nessas mesmas comunidades, por onde já passaram cerca de 400 voluntários, já formou mais de 1500 pessoas e acompanhou 300 negócios e empreendedores.
O objetivo é colocar o empreendedorismo ao serviço do desenvolvimento local e capacitar
empreendedores locais, através de uma metodologia que alia
formação à micro-consultoria. Cada grupo de Fellows, consultores do MOVE no terreno passa a
pasta à edição seguinte, numa transição gradual que garante o acompanhamento 365
dias por ano.
O processo de recrutamento aberto, inclui sessões de formação e de
avaliação, com dinâmicas de grupo e entrevista individual, sendo que de todos serão
selecionados apenas os 15 melhores candidatos.
Na experiência de voluntariado no MOVE, os jovens têm a oportunidade de pôr em prática conceitos adquiridos na sua formação académica/experiência pessoal e profissional. A criação de rendimentos e a inserção de produtos e serviços locais de qualidade enquanto motor para o desenvolvimento comunitário, é o objetivo da ONG que prevê contribuir para a quebra dos ciclos de pobreza e das assimetrias sociais das comunidades em que opera.
A CEO do MOVE e ex-voluntária em São Tomé e Açores, Catarina Rodrigues Marques afirma:
O MOVE é uma plataforma não assistencialista de troca de Tempo. O Tempo que o voluntário entrega ao empreendedor e o Tempo que ganham, empreendedor e voluntário, neste dar.
Inscreve-te até dia 23 de outubro no site do MOVE.