Líderes de business schools de todo o mundo reúnem-se na Nova SBE para uma reflexão aberta e prática sobre o futuro da educação
A Partnership in International Management (PIM) vai decorrer no campus de Carcavelos da Nova SBE, num evento que antecede a sua conferência anual e que reúne as melhores business schools de todo o mundo para partilhar uma política de intercâmbio de alunos.
São dois dias deste evento exclusivo que abre portas a e líderes de business schools de todo o mundo e propõe uma reflexão aberta e prática sobre o futuro das business schools, envolvendo alunos, professores e participantes neste âmbito.
Será um espaço que permite a discussão e análise das inovações pedagógicas que poderão gerar melhores aprendizagens e as novas abordagens de cocriação e que, por sua vez, vão muito para além da transferência do conhecimento tradicional.
Estão previstas 30 presenças de membros do PIM para dar voz à inovação que estão a impulsionar a mudança no que se refere à estratégia, cultura, investimento, política e transformação no mundo.
De entre as presenças confirmadas destacamos: Jacek Prokop (Vice-Reitor da SGH Warsaw School of Economics) Tomas Falk (Associate Dean da Aalto University School of Business), Seen-Meng Chew (Associate Dean da Hong Kong CUHK Business School); Laura Calvi (Diretora de Relações Internacionais da Bocconi University); Patricia Collins (Diretora da UNC Kenan-Flagler Business School); Megha Madan (Diretora da Emory University Goizueta Business School); Emily Stern (Directora de Programas Globais da Kelley School of Business), Miyoung Choi (Diretora de Relaçãos Internacionais da KAIST College of Business), entre outros.
O Dean da Nova SBE, Daniel Traça, refere:
A reflexão que propomos fazer nos dias 23 a 25 de outubro, demonstra bem a importância que a formação dos alunos tem na evolução de um futuro mais sustentável e humanista. Só com lideres sensiveis e esclarecidos sobre o impacto das suas ações no mundo é que as decisões são tomadas de forma consciente e em direção a um futuro mais harmonioso.
“A Nova SBE tem a consciência de que está num mundo com importantes desafios do ponto de vista da sustentabilidade do planeta, da desigualdade social ou dos desequilíbrios geopolíticos. A tese fundamental é que as instituições e a forma como preparam o talento está desenquadrada de um século XXI abanado pelo aquecimento global, pela digitalização acelerada, pela desigualdade e polarização social e pela crescente rivalidade geoestratégica. Perante a incapacidade de lidar com estes desafios instalou-se o medo como acelerador das nossas emoções mais negativas e a polarização da sociedade que não consegue convergir. E este risco exige muito mais de todos nós” afirma Daniel Traça, Dean da Nova SBE, acrescenta ainda:
A nossa escola está vocacionada para o impacto na sociedade e para a reflexão sobre o futuro da mesma. Assumimos a nossa visão de ser a School for a Better and Sustainable Future e desenvolvemos inumeras iniciativas nesse sentido porque queremos preparar profissionais e futuros líderes com competências para levar a cabo uma transformação para uma liderança humanista, capaz de assegurar um mundo mais sustentável e mais harmonioso. É esta a grande ambição da Nova SBE.