Fundação José Neves assinala Dia Mundial da Saúde Mental com o lançamento de guias para promover o bem-estar dos jovens e dos trabalhadores e novos conteúdos na app 29k FJN
A Fundação José Neves assinala o Dia Mundial da Saúde Mental com o lançamento de um guia para ajudar pais e professores a investir na saúde mental dos jovens e um outro guia para ajudar as empresas e os gestores a promover o bem-estar dos trabalhadores.
A aplicação de desenvolvimento pessoal 29k FJN já conta com mais de 37 mil utilizadores registados em Portugal e vai assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental, no próximo dia 10 de outubro, com o objetivo de despertar a “consciência individual, fortalecer o lado humano e promover o bem-estar e a saúde mental dos portugueses”.
O Presidente Executivo da FJN, Carlos Oliveira, realça “a aposta crescente no desenvolvimento pessoal, bem-estar a saúde mental dos portugueses, que está inscrita na missão da Fundação José Neves. Queremos chegar a cada vez mais portugueses. Fazemo-lo através da App 29k FJN e de conteúdos práticos que impactem os diversos setores da sociedade, nomeadamente as famílias, os adultos e os jovens, as escolas, os professores e os encarregados de educação, as empresas e os gestores, mas também os agentes decisores nacionais. Há um longo caminho a percorrer para incluir nas dinâmicas sociais uma cultura que identifique e atue perante situações de perigo e que promova permanentemente a saúde mental e o bem-estar. Cuidar da nossa mente é tão importante como cuidarmos da nossa saúde física”.
Funciona como um programa de desenvolvimento pessoal da Fundação que visa fortalecer a saúde mental, o equilíbrio emocional e o bem-estar dos portugueses. É 100% digital, gratuito, em português, que disponibiliza 14 cursos – 3 deles direcionados a jovens entre os 15 e os 20 anos -, 22 meditações, 25 exercícios, 3 testes, 6 check-in e agora 3 desafios, sendo que dois são lançados no dia 10.
O desafio 29k FJN para aprender estratégias para melhorar a capacidade de lidar com emoções difíceis é o “Encontra os teus valores”, com a duração de 10 dias e promove uma exploração do mundo interior e a forma de identificar e aplicar os valores de forma a dar o máximo propósito a cada um dos dias. Por sua vez, “Lidar com emoções difíceis”.
A aplicação 29k FJN está disponível para iOS e Android e pode ser descarregada aqui, onde consta informação sobre esta ferramenta.
Em parceria com a Escola de Medicina da Universidade do Minho e com o patrocínio científico da Coordenação Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde, a Fundação vai disponibilizar documentos para ajudar na tomada de decisões conscientes e marcar assim o Dia Mundial da Saúde Mental através de dois Guias FJN.
O “Guia para pais e professores: como investir na saúde mental e no bem-estar dos jovens?” é dirigido a pais, familiares e professores que querem saber como identificar e agir perante os sintomas e problemas de saúde mental dos jovens. Disponibiliza recomendações para pais e professores, assim como estratégias e recursos para que possam ajudar, e ainda alguns exemplos práticos de jovens que apresentem sintomas de ansiedade ou de depressão, ou mesmo perturbações de comportamento alimentar.
O Guia para pais e professores: como apoiar a saúde mental e bem-estar dos jovens? está disponível para consulta no portal da FJN.
Já o “Guia para empresas: como promover o bem-estar e saúde mental dos trabalhadores?” é dirigido a todas as empresas e gestores que queiram melhorar a sua atividade e garantir o bem-estar e a saúde mental dos seus trabalhadores.
O guia revela que investir na saúde mental dos trabalhadores pode ser mais rentável e produtivo para a empresa. Também dá exemplos de empresas que podem motivar e inspirar o processo de mudança (Accenture, Bial, EDP, Farfetch, Galp e REN), mostra que investir na saúde mental dos trabalhadores compensa e ajuda, com recomendações e práticas, as empresas e os gestores a promover a saúde mental dos seus trabalhadores.
O Guia para empresas: como promover o bem-estar e saúde mental dos trabalhadores? está disponível para consulta no portal da FJN.
A FJN tem já disponível também o Guia de Desenvolvimento pessoal: como investires no teu bem-estar? que podes consultar aqui. É dirigido tanto para os portugueses que já cuidam do seu bem-estar e saúde mental como para os que nunca pensaram no assunto. Este guia apoia os portugueses na promoção da sua saúde mental através de um conjunto de exercícios e estratégias que visam ajudar as pessoas a lidar com as suas emoções de uma forma saudável.