Politécnicos portugueses em missão no Chile para dimensionar a internacionalização do ensino superior
Santiago do Chile vai fazer parte da rota da próxima etapa de internacionalização do ensino superior português, por ocasião da ExpoEstudiante, a decorrer entre os dias 8 e 9 de outubro. Porto, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Portalegre e Santarém e a Escola Superior de Enfermagem do Porto, são os oito politécnicos nacionais que vão marcar presença na maior feira setorial deste país sul-americano.
O Portugal Polytechnics International Network (P PIN), um projeto que conta com a parceria do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e que envolve 15 instituições politécnicas e, também, parceiros como o Turismo de Portugal, o IAPMEI e dezenas de entidades empresariais, num investimento superior a 1,4 milhões de euros, está a realizar um trabalho sobre este evento.
Os colégios e universidades de países como a Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Espanha, EUA, França, Irlanda, Japão, Lituânia, Países Baixos e Reino Unido, participam na ExpoEstudiante – Chile. Durante os dias 6 a 12 de outubro, uma comitiva de 13 representantes dos oito politécnicos nacionais, será aproveitado para criar a figura de embaixador PPIN em território chileno.
Está programada uma visita a várias escolas secundárias da capital do Chile, em mais uma iniciativa de promoção das competências portuguesas na matéria, com o propósito de captar estudantes.
Angola, Brasil, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Marrocos, Moçambique e Perú são países considerados prioritários para as metas que o Portugal Polytechnics International Network colocou no horizonte. Nas últimas semanas, o projeto PPIN desenvolveu missões semelhantes em Moçambique, Espanha e Colômbia.