Católica Porto Business School lança novo curso em Gestão do Património Cultural
A Católica Porto Business School e a Spira vão organizar uma sessão de lançamento da 2ª edição do Programa Avançado em Gestão do Património Cultural, pensado para a nova geração de gestores do Património Cultural.
As aulas e o evento de lançamento vão realizar-se no dia 22 de setembro, às 18h, no Palácio de Queluz, em Lisboa.
O património cultural é uma área que se tem tornado cada vez mais interessante e relevante no panorama nacional. Nesse sentido, importa colocar em cima da mesa as atuais oportunidades e as diversas ameaças intrínsecas na área.
O objetivo é formar profissionais especializados na gestão do Património Cultural que enfrentem os desafios futuros e que tenham a capacidade de tirar partido das oportunidades eminentes, num compromisso com a história da humanidade, aliado à proteção, preservação e interpretação.
De modo a dar resposta a esta necessidade, a Católica Porto Business School e a SPIRA criaram o Programa Avançado em Gestão do Património Cultural, onde reuniram especialistas nacionais e estrangeiros, representativos das várias dimensões do sector, nomeadamente: museus, monumentos e projetos de território, associando-os a uma imprescindível dimensão de economia e gestão, bem como de comunicação e marketing.
O diretor executivo da Formação Executiva da CPBS e docente do Programa, Carlos Vieira, que este curso “foi especialmente desenvolvido para profissionais que já se encontram ou que vão entrar no mercado de trabalho e cujo objetivo é adquirir ferramentas que lhes permitam atuar estrategicamente neste sector, contribuindo assim para a formação de uma nova geração de gestores do Património Cultural em Portugal”.
Pelas palavras da diretora-geral da Spira e diretora do Programa Avançado Gestão do Património Cultural, Catarina Valença Gonçalves:
A 1ª edição do Programa Avançado Gestão do Património Cultural demonstrou a força da parceria entre a Spira, com mais de 20 anos de experiência no sector, e a Católica Porto Business School, garantindo a construção e o desenvolvimento de um programa formativo integrado, com um equilíbrio notável entre a Academia e a realidade prática da gestão estratégica e operacional em projetos culturais.
O Auditório do Palácio de Queluz vai abrir portas, pelas 18h00 do dia 22 de setembro, para a apresentação do Programa que vai contar com várias intervenções de João Sousa Rego (diretor técnico do Património Construído dos Parques de Sintra Monte da Lua), de Carlos Vieira (diretor executivo da Formação Executiva da Católica Porto Business School) e de Catarina Valença Gonçalves (diretora-geral da Spira e diretora do Programa Avançado Cultural).