Opinião | No Ensino Superior cuida da tua Saúde Mental
Ouvi dizer que entraste no ensino superior! Parabéns! Talvez já tenhas começado a ouvir aquela expressão… “vais entrar nos melhores anos da tua vida”. Já começaste a pensar em como será o teu primeiro ano na Faculdade… as praxes, os amigos, as festas. No entanto, o primeiro ano no ensino superior também poderá despertar emoções e sentimentos um pouco menos positivos. É natural teres receios, estares ansioso, inquieto. É natural pensares se vais conseguir integrar-te, se vais gostar do curso ou ter amigos, se o teu primeiro ano vai, ou não, corresponder às tuas expetativas.
Os momentos de transição são, muitas vezes, identificados como momentos que poderão despoletar ansiedade, medo e/ou stress. A entrada no Ensino Superior, por ser um marco tão importante na vida de quem o experiência, acarreta determinados desafios que poderão parecer um pouco complexos para quem agora se aventura neste novo percurso: desenvolvimento da autonomia, gestão de tempo, bem como do stress e ainda criação e manutenção de interações sociais.
“Será que vou conseguir fazer amigos”, “e se não me adaptar?”, “e se não gostar do curso e quiser trocar?”, “será que vou aguentar a pressão dos exames e dos professores?”. Na fase de adaptação ao ensino superior, é natural que surjam os chamados “e se”. A incerteza do desconhecido e do que este acarreta traz questões e inquietações, conduzindo à criação de diversos cenários, acompanhados de crenças limitadoras.
A verdade é que não estás sozinho e que muitas pessoas à tua volta estão com os mesmos receios e as mesmas inseguranças que tu. Lembra-te que chegaste até esta etapa e que, para isso, tiveste que ultrapassar inúmeros desafios. É muito importante que priorizes a tua Saúde Mental e o teu bem-estar. Reconhece quando precisas de pedir ajuda e procura-a. Está tudo bem se não conseguires chegar a todo o lado, se deixares matéria acumulada. É importante que te sintas apoiado e ajudado nesta fase de grande mudança. Cada Faculdade possui um gabinete de apoio psicológico, no qual todos os alunos poderão procurar ajuda, de forma a que possam encontrar um lugar seguro, sentindo-se amparados.
Determinadas dicas como a organização do tempo, havendo um equilíbrio entre o tempo dedicado aos estudos e à vida pessoal, a criação de relações sociais e a procura de atividades prazerosas, tanto exteriores como interiores ao ambiente universitário, poderão contribuir para uma melhor gestão da ansiedade e do stress.
Ser aluno novo, num ambiente desconhecido poderá parecer intimidante. É importante assegurares o teu bem-estar, valorizando a tua Saúde Mental. Guarda este artigo sempre que quiseres relembrar que não estás sozinho e que tudo o que estás a sentir é válido. Procura apoio sempre que sentires essa necessidade. Tens o que é necessário para experienciares da forma mais positiva “os melhores anos da tua vida”.