Ciências ULisboa recebe XXII Simpósio Internacional de Catálise Homogénea
A Ciências ULisboa foi palco da 22ª edição do XXII Simpósio Internacional de Catálise Homogénea, entre os dias 24 e 29 de julho, uma série que se iniciou nos Estados Unidos há 44 anos.
O XXII ISHC tem vindo a contribuir para o desenvolvimento da Catálise Homogénea, sobretudo no que diz respeito às Ciências Químicas no âmbito dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.
Segundo a Ciências ULisboa “a Catálise que a Química contribui de modo mais relevante para a sustentabilidade, nomeadamente em termos de economia energética e de matérias primas. Estima-se que atualmente ca. 90 % dos produtos químicos industriais recorrem a catalisadores na sua manufatura”.
“É através da Catálise que a Química contribui de modo mais relevante para a sustentabilidade, nomeadamente em termos de economia energética e de matérias primas. Estima-se que atualmente ca. 90 % dos produtos químicos industriais recorrem a catalisadores na sua manufatura”, escrevem os cientistas Armando Pombeiro, chair do XXII ISHC; e Kamran Mahmudov, M. Fátima Guedes da Silva, co-chairs.
O evento reuniu mais de 250 delegados (seniores e jovens) de 29 países de todos os continentes (menos a Antártida), sendo que Portugal, Alemanha, Espanha, Reino Unido, França, Japão e Itália foram os países mais representados. Foram apresentadas 130 comunicações em painel, entre elas 48 foram apresentações orais tipo flash, 40 lições convidadas e 35 comunicações orais selecionadas.
Foi cunhada uma medalha comemorativa e acordada com aChemistryEurope uma Special Virtual Collection celebratória do Simpósio. Para além disso, os convidados foram contemplados por oportunidades de interação e um programa cultural com receção, jantar da conferência e excursão a Sintra ou à Arrábida, atuações da Tuna do Instituto Superior Técnico e do Coro Aesculapides da Faculdade de Medicina.
Ciências ULisboa recebe XXII Simpósio Internacional de Catálise Homogénea