Networkme avança com estudo para identificar características da próxima geração de trabalhadores
A partir dos comportamentos-chave de 20.000 alunos universitários e através de uma experiência gamificada, a Networkme em parceira com a Talent Data Labs pretendem desenvolver o Estudo Profissional do Futuro
A Networkme é uma plataforma portuguesa que disponibiliza apoio aos jovens que estão a percorrer a vida académica e tem como principal objetivo preparar os estudantes para o primeiro emprego, através de medidas que estreitam o caminho entre o ensino superior e o mercado de trabalho. Através de uma rede de empresas, das melhores de Portugal, esta plataforma permite aos jovens conectar e crescer, através do desenvolvimento prático de competências que as empresas têm como prioridade e, assim, dar-lhes as melhores oportunidades no início das suas carreiras.
A empresa vai desenvolver um estudo para analisar os comportamentos-chave e preferências da nova geração de estudantes universitários portugueses que, por sua vez, são os futuros profissionais do país. O estudo que envolve a Networkme, a Talent Data Labs e diferentes empresas parceiras como a SONAE, NOS, The Navigator Company, Natixis, Synopsys e El Corte Inglés.
Um dos objetivos traçados para este estudo é o reforço da atração de talento entre os mais jovens e, imediatamente, avaliar os hábitos comportamentais e laborais que caracterizam a nova geração de estudantes portugueses.
Este estudo ai ser realizado de forma mais inovadora, fugindo dos modelos tradicionais normalizados e, por isso, vai apresentar-se através de uma estrutura gamificada. Ora, os participantes vão receber pontos consoante as atividades que realizam e são motivados mediante referências imediatas do estágio em que se encontram e como é que podem completar mais atividades.
O Co-Fundador e CEO da Networkme, Felipe Vieira, revelou:
Queremos ser uma peça fundamental na ligação dos novos talentos às empresas, construindo uma relação de confiança com base na compreensão mútua das expectativas e interesses das novas gerações de profissionais.
Explicou ainda que “será um estudo pormenorizado, onde vamos poder mapear as principais características das novas gerações, os seus interesses, aquilo que procuram para as suas carreiras e nas empresas que os irão acolher nas suas primeiras experiências profissionais”.
A empresa está expectável em relação ao estudo e está pronta para encontrar diferenças culturais entre gerações.
A data de publicação do Estudo Profissional do Futuro está previsto para setembro de 2022, cujas conclusões podem contribuir para a estratégia de posicionamento das empresas e de forma podem expandir internacionalmente os seus produtos.