O tempo das férias de verão pode ser a altura perfeita para ganhares algum dinheiro próprio. Com dois meses recheados de tempos livres, porque não arranjar uma ocupação que seja paga? A Mais Superior apresenta-te algumas sugestões!
Apanha da fruta!
Apanhar pêras por Portugal, morangos na Holanda ou uvas em França. Há um mundo de oportunidades que podes agarrar e aproveitar para trabalhar na apanha da fruta no verão. Para quem não tem medo de sujar as mãos, nem preguiça de uma jornada de trabalho alargada, esta opção de trabalhar na agricultura é perfeita. Não é um trabalho monótono e apesar de ser um trabalho fisicamente duro, apresenta um salário acima da média, quando comparado com outros na área dos serviços e da restauração, por exemplo. Normalmente, é pago ao dia e há sempre necessidade de mais trabalhadores. No verão aumentam as propostas de emprego para apanhadores de fruta, especialmente no interior do país, aproveita e vai com os teus amigos!
Campos e colónias de férias, ATLs (Atividades de Tempos Livres) e OTLs (Ocupação de Tempos Livres)
Podem ser uma boa opção. São trabalhos sazonais, que exigem muita responsabilidade, mas permitem adquirir competências de trabalho e liderança de equipa. As Câmaras Municipais e as Juntas de Freguesia são locais onde podes encontrar ofertas deste tipo, pois coordenam um vasto programa de empregos de verão para jovens. Na região de Cascais, no programa cultural social podes também cuidar de crianças. Informa-te na tua Câmara Municipal!
Babysitting ou Dogsitting
Parece atividade de filme americano, mas há de facto muitas pessoas que precisam de uma pessoa de confiança que olhe pelos seus filhos, e animais, durante algumas horas do dia. Podes inscrever-te em agências especializadas que te ajudam a chegares aos clientes ou podes apenas lançar-te sozinho/a começando com pessoas que conheças!
Hotelaria
Os setores da hotelaria e restauração são dois dos que mais crescem nesta época, aproveitando o fluxo de turistas que visitam Portugal nesta altura. Por isso, é natural que a procura de trabalhadores aumente. Muitas vezes não é preciso ter experiência, e é relativamente fácil encontrar uma oferta de emprego, especialmente no Algarve. Este é um setor tradicionalmente mais rotativo, no que diz respeito aos trabalhadores e, por isso, é natural que a maioria das pessoas abandone o trabalho logo a seguir ao verão.
Nadador-Salvador
Quem nunca sonhou ser nadador-salvador? Passar o dia todo na praia e ainda ser pago/a! É um trabalho com enorme responsabilidade e exige uma boa condição física e aprovação no curso de nadador-salvador. No entanto, ser nadador salvador pode ser, além de uma maneira de ocupar o tempo e ganhar dinheiro nas férias, uma forma de ter um papel importante na sociedade. Podes contactar o Instituto de Socorros a Naúfragos e ficar mais informado/a sobre esta ocupação!