Centenário da morte do antigo aluno e professor da Universidade de Coimbra, António Cândido, apresentado na Assembleia da República
O antigo estudante e professor da Universidade de Coimbra (UC), António Cândido, vai ser homenageado através da iniciativa “Evocação do Conselheiro António Cândido (1850-1922)” para assinalar o centenário da morte do antigo conselheiro e deputado. O programa de atividades foi apresentado durante a semana passada na Assembleia da República.
Licenciado pela Faculdade de Direito da UC, em 1881, António Cândido também se mostrou ser, posteriormente, um excelente aluno durante o doutoramento. Foi lente substituto em 1881 e lente catedrático de Direito Penal uma década depois. Em Coimbra, António Cândido foi também deputado, no ano de 1884, e foi ainda membro do Instituto de Coimbra.
O Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, destacou que:
Com a participação da Universidade de Coimbra no centenário, pretendemos manter vivo o legado académico e científico de António Cândido pelo papel que desempenhou como político e como lente e também pelo seu pensamento visionário que ainda hoje importa recordar.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, e o Reitor da UC, Amílcar Falcão, também a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, o Presidente da Academia das Ciências de Lisboa, José Luís Cardoso, o Presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, e o Presidente do Centro de Estudos Amarantinos, Pedro Barros Pereira, são os nomes que fazem parte da Comissão de Honra da “Evocação do Conselheiro António Cândido (1850-1922)”, que pode decorrer entre outubro de 2022 e outubro de 2023.