Descodifica-te é o novo curso da Escola de Impacto para capacitação digital de mulheres
O Descodifica-te é o novo curso online de capacitação online destinado exclusivamente para mulheres da Fundação Ageas e o NoCode Institute, com o objetivo de aproximar as mulheres ao mundo digital. Surge no âmbito do programa Escola de Impacto e as candidaturas já estão abertas, até dia 11 de setembro.
Os objetivos do curso passam pela capacitação das participantes no desenvolvimento de skills digitais, nomeadamente programação visual através de ferramentas NoCode. O seu mote baseia-se em desafios que permitem ganhar liberdade digital, fazer um upgrade na carreira e contribuir para um maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Para além disso, o curso exige a criação de um portefólio através de um modelo pedagógico que visa a construção de uma rede de apoio.
O curso está dividido em três fases, sendo que a primeira está focada nos novos skills digitais de programação visual No-Code e no desenvolvimento de competências pessoais, focando-se na melhorar resolução de problemas e perseverança. A realização de um projeto digital real compõe a segunda fase de aprendizagem, já a terceira e última fase, as participantes vão dedicar-se desenvolvimento de um plano de relançamento de carreira.
O Presidente do Conselho de Administração da Fundação Ageas, João Pedro Machado, explicou:
A pandemia veio acelerar a digitalização nos diversos setores de atividade, suscitando desta forma a necessidade de disrupção face às alterações do mercado de trabalho, sobretudo, no que diz respeito às mulheres.
Segundo dados do Eurostat, na Europa, cerca de 33% das mulheres não têm qualquer atividade, principalmente devido ao papel de mãe e cuidadora que desempenham. O responsável concluiu ainda que “uma situação que reforça ainda mais o papel da Escola de Impacto como um veículo de reinserção de pessoas no mercado de trabalho, recorrendo ao empreendedorismo e inovação como instrumentos de transformação social, agora com foco na requalificação digital e na situação de tantas mulheres obrigadas a ter que desistir de uma carreira devido ao seu papel de mães/cuidadoras”.
Assim, o Descodifica-te está destinado a mulheres com idade mínima de 18 anos, idealmente com experiência profissional, a residir em Portugal e deve ter conhecimentos básicos de inglês e de informática na ótica do utilizador. A candidata deve ter também motivação e predisposição para ultrapassar com sucesso os desafios que esta área integra.
O projeto Escola de Impacto nasceu em 2017 com o objetivo de promover a reinserção de pessoas no mercado de trabalho e realiza uma série de cursos, em diferentes áreas e destinados a diversos públicos-alvo.
Caso tenhas ficado com alguma dúvida, no dia 29 de julho, pelas 18h00, vai ocorrer uma sessão de esclarecimentos sobre o Descodifica-te: em relação ao curso em si e os requisitos necessários para te candidatares.