Professor do Politécnico de Leiria promove a prática dos desportos de disco junto de crianças e jovens de Cabo Verde e Brasil
O Professor da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria, José Amoroso, visitou crianças em Brasília, no Brasil, e em Cabo Verde para divulgar e dar a conhecer os desportos de disco e promover a sua prática junto dos mais novos, nomeadamente além-fronteiras.
No final do mês de junho, visitou Brasília onde participou na primeira Semana Nacional de Ultimate Frisbee e Desportos com Disco e no III Seminário Internacional sobre Ultimate Frisbee. No início do mês de julho visitou Cabo Verde, para formar e capacitar os professores cabo-verdianos para o ensino dos desportos de disco, no âmbito do projeto “Ultimate e Desportos de Disco nas Escolas”, iniciado em Portugal, em 2014, pelo professor.
O professor é membro da direção o da World Flying Disc Federation (WFDF) e visitou Cabo Verde no âmbito do programa de desenvolvimento dessa entidade, tendo entregue 1.200 discos a 120 escolas, e a oferta de 100 manuais “Ultimate e Desportos de Disco nas Escolas”, da autoria do próprio do Politécnico de Leiria.
“Esta visita teve como objetivo capacitar os professores de Cabo Verde a lecionarem as diferentes modalidades de disco. Nós podemos oferecer os kits escolares, mas se não existir este acompanhamento e esta formação, o material facilmente fica parado. E o nosso grande objetivo é colocar todas as crianças e jovens a lançar discos”, explica José Amoroso, que esteve em Cabo Verde entre os dias 6 e 9 de julho, numa iniciativa que contou com o apoio do Ministério da Educação de Cabo Verde e do Comité Olímpico Cabo-Verdiano. O professor acrescentou ainda que:
O Ultimate Frisbee e os desportos de disco têm características educativas relevantes no contexto da aprendizagem escolar. A modalidade é dos poucos desportos praticados sem árbitro, promovendo a autorregulação e conceitos ligados à Ética no desporto, fundamentais para um crescimento harmonioso e eclético por parte dos alunos.
As ações de formação promovidas em Cabo Verde tiveram o propósito de consciencializar no que se refere a características e potencialidades das modalidades de disco nas escolas, permitir a aquisição de conhecimentos específicos sobre aspetos técnicos das modalidades com o uso do disco, desenvolver estratégias e metodologias de implementação das atividades de disco nas aulas de Educação Física e Desporto Escolar, criar exercícios/situações/guiões de apoio à implementação do Ultimate e Desportos de Disco nas escolas, e desenvolver nos professores autonomia para aprofundamento do conhecimento da prática da modalidade.
Esta oportunidade abriu portas para a a realização de um evento na Ilha do Sal, em 2023 ou 2024. «Nesta primeira fase pretendemos dar tempo para concretizarem o projeto e fazerem-no chegar às escolas. Posteriormente, promoveremos então uma competição internacional para a população de Cabo Verde que, na altura, já se identificará mais com os desportos de disco», refere.
Já em Brasília, no Brasil, José Amoroso teve a oportunidade de participar na Semana Nacional de Ultimate Frisbee e Desportos com Disco e no III Seminário Internacional sobre Ultimate Frisbee, entre os dias 26 de junho e 4 de julho, e ainda contactou com a CBDU – Confederação Brasileira do Desporto Universitário. “A reunião promovida com a CBDU teve como propósito procurar que se realize o primeiro campeonato universitário no Brasil e possibilidade de fazer um Pan América a nível das universidades da América do Sul. Abriu-se essa porta gigante”, afirma o professor, dando ainda conta que é também objetivo implementar naquele país o programa “Ultimate e Desportos de Disco nas Escolas”.
Durante a Semana Nacional da Formação do Desporto Escolar, que decorreu de 11 a 15 de julho em Setúbal, os desportos de disco tiveram lugar com uma formação que contou com a participação de 30 professores de educação física, que ficaram capacitados a utilizar os desportos de disco com um excelente espírito de jogo.
O professor do curso de Desporto e Bem-Estar da ESECS e membro da direção da WFDF, desde dezembro de 2021, é também autor do livro “Programa Ultimate – Desportos de Disco nas Escolas” e do manual “Ultimate e Desportos de Disco nas Escolas”, que já está disponível em inglês e vai também ser traduzido para croata, chinês, francês e checo, perspetivando-se a tradução para outros idiomas, nomeadamente finlandês. Assumiu o cargo de presidente da Associação Portuguesa de Ultimate e Desportos de Disco, por onde passou entre 2017 e março de 2022, e é presidente do LFO – Leiria Flying Objects, clube leiriense que se dedica à modalidade ultimate frisbee.