Concurso premeia ideias de base tecnológica nas universidades portuguesas
A Fraunhofer Portugal Challenge está à procura das seis melhores ideias de base tecnológica em teses de Mestrado e Doutoramento, em Portugal. São 70 vencedores, 35 em cada categoria e mais de 105 mil euros em prémios científicos. As candidaturas estão abertas até 31 de julho para o tema “Think Technology. Design the Future”.
Este ano, a edição conta com o formato ON THE ROAD, uma novidade que vai permitir que todos os anos uma das universidade seja anfitriã da iniciativa. Neste sentido, a organização visa aproximar estudantes, investigadores e universidades.
Este ano, a anfitriã será a Universidade de Aveiro a acolher o evento final do concurso de ideias.
Após 12 anos, o Fraunhofer Portugal Challenge continua a premiar as melhores ideias tecnológicas e, com as atualizações que foi fazendo ao longo do tempo, realça também aquelas que estão ligadas a uma visão sustentável para o futuro de todos. Assim, a ciência, a tecnologia e a sustentabilidade são as protagonistas do Fraunhofer Portugal Challenge que pretender enaltecer a importância de uma produção e consumo sustentáveis, a sustentabilidade dos processos, o reforço da capacidade para o alerta precoce e redução de riscos de saúde, o acesso universal e equitativo a água potável, que são considerados alguns dos desafios atuais.
Foi organizado, pela primeira vez, em 2010 com o objetivo de encorajar a cooperação entre a indústria e a comunidade científica, através da premiação de investigações que contribuem para o conceito que leva a cabo a missão da Fraunhofer Portugal e fazem melhorar a qualidade de vida das pessoas.