Atribuídas 34 bolsas de iniciação científica ao Politécnico de Leiria no âmbito do programa Verão com Ciência
No âmbito do programa Verão com Ciência foram concedidas 34 bolsas de iniciação científica a quatro unidades de investigação do Politécnico de Leiria. Das 34 bolsas, 23 foram atribuídas ao MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, quatro ao ciTechCare – Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde, quatro ao CIEQV – Centro de Investigação Em Qualidade de Vida, e três ao LIDA – Laboratório de Investigação em Design e Artes.
O presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, afirmou
A aprovação das candidaturas e a atribuição destas 34 bolsas é muito importante por distintas razões. Primeiramente, por se tratar de um número muito significativo de bolsas, sendo o maior número de bolsas atribuídas à nossa instituição desde o início do programa. E este resultado apenas é possível graças ao profissionalismo dos nossos investigadores e à qualidade da investigação desenvolvida no Politécnico de Leiria.
Considerou ainda que as bolsas representam “um importante apoio na iniciação à atividade científica, permitindo-nos desenvolver mais projetos inovadores com real impacto na sociedade. As unidades de investigação são os elementos-chave para a I&D+i de elevada qualidade e valor acrescentado que se produz no Politécnico de Leiria”.
Este apoio especial promovido pela FCT é atribuído para atividades de investigação científica e tecnológica em unidades de I&D com vista à valorização da capacidade científica e tecnológica e a sua relação com o ensino superior e a sociedade. Sedo que o valor total das 34 bolsas ascende a 16.528,08 euros.
Os os planos de trabalho do “Verão com Ciência” devem incluir atividades de iniciação à I&D a desenvolver presencialmente com estudantes, delimitadas e acompanhadas por professores e investigadores. Os projetos que recebam apoio financeiro para o pagamento de bolsas de iniciação científica decorrem até ao dia 30 de setembro de 2022.