Alunos do IADE desenham para a Vista Alegre
Os alunos do IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia do ano letivo que passou foram desafiados para desenvolver uma proposta gráfica para uma linha de porcelana da Vista Alegre a partir da interpretação de um conto original.
O Desafio Criativo IADE’22 – Um Conto Vista Alegre by IADE – contou com a participação de 50 estudantes, divididos em dez equipas multidisciplinares coordenadas por um mentor, que tentaram dar resposta aos briefings lançados: criação de um conto original, interpretá-lo graficamente nas peças de porcelana da Vista Alegre e desenvolver a sua estratégia de comunicação. Beatriz André Cantinho, Carina Isabel Prazeres Silva, Eduardo Rodrigues Luz Bayer, Mayra Duarte e Rafaela Ribeiro Felipe do Nascimento, com mentoria de Antonio Gorgel, foi a equipa vencedora com a proposta “Uma Rota com Alma”. Este projeto consiste numa chamada indireta de atenção a todos os que, de alguma forma, levam a vida a correr e não valorizam as pequenas coisas, tal como a personagem principal que é um Marinheiro.
Os estudantes vencedores trabalhar diretamente com a Vista Alegre, a partir de setembro, para preparar a produção da proposta gráfica do conjunto de café Domus, que consiste em quatro chávenas e pires, uma travessa e respetivas embalagens.
Carlos Rosa (diretor) e Rodrigo Hernández-Rodriguez (coordenador da área científica de Design) – e da Vista Alegre – Alda Tomás (diretora criativa) e João Pinto Basto (diretor) foi o júri deste desafio que consiste num projeto anual que envolve toda a comunidade académica – docentes, colaboradores e alunos – com o objetivo de promover a aprendizagem learning-by-doing em contexto multidisciplinar, além de potenciar as diferentes áreas científicas dominantes na Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia.
O IADE oi fundado, em Lisboa, em 1969, tendo sido pioneiro do ensino do Design em Portugal. Durante três anos consecutivos, foi distinguido pela conceituada revista italiana Domus, como uma das 50 melhores escolas de Design da Europa.