Profissionais do Ensino debatem liderança para as aprendizagens a 21 junho no Porto.
A Faculdade de Educação e Psicologia reúne profissionais do ensino para debater a liderança para as aprendizagens no seminário com o tema “Uma Liderança para as Aprendizagens e o Desenvolvimento Organizacional e Profissional”. Vai decorrer no dia 21 de junho, pelas 17h30, no Auditório Carvalho Guerra, da Universidade Católica no Porto. Organizado pela Faculdade de Educação e Psicologia, o evento tem três grandes objetivos: identificar problemas que afetam o desenvolvimento da prestação do serviço educativo das escolas; analisar práticas de liderança escolares que promovam a qualidade das aprendizagens; e reforçar as dinâmicas de inscrição territorial das escolas e os laços das comunidades educativas.
“É necessário um conhecimento que ensine e faça melhores as pessoas e os profissionais,” salienta Matias Alves, docente da Faculdade de Educação e Psicologia, acrescentando “para isso é importante ter um sistema de aprendizagem que esteja adaptado aos dias de hoje e seja capaz de empoderar todos os profissionais”. Assim, “a ideia deste seminário foi precisamente a de reunir profissionais para pensar e projetar o futuro”.
A sessão é especialmente direcionada para diretores de escolas e agrupamentos, professores candidatos à direção das escolas, coordenadores de departamento curricular e também para educadores e professores. De uma forma geral, o seminário procurará identificar problemas que afetam o desenvolvimento da prestação do serviço educativo das escolas, analisar práticas de liderança escolares que promovam a qualidade das aprendizagens e ainda reforçar as dinâmicas de inscrição territorial das escolas e os laços das comunidades educativas.
Serão oradores do Seminário “Uma Liderança para as Aprendizagens e o Desenvolvimento Organizacional e profissional”: Raquel Matos, diretora da Faculdade de Educação e Psicologia; Matias Alves, docente da Faculdade de Educação e Psicologia; Ilídia Cabral, coordenadora do SAME (Serviço de Apoio à Melhoria da Educação); Fernando Paulo, vereador da Educação da Câmara Municipal do Porto. Haverá também um painel sobre “Gerar a vontade de aprender: desafios às Lideranças na monitorização das aprendizagens” que irá contar com a presença de vários oradores com Doutoramento em Ciências da Educação e Mestrado em Ciências da Educação.