A Academia de líderes FADU levou participantes a conhecer boas práticas de âmbito nacional. A primeira edição da Academia de Líderes, iniciativa inserida no âmbito da Academia FADU, decorreu na região de Lisboa, na última semana.
Entre as atividades de formação estiveram as visitas ao Comité Olímpico de Portugal (COP), Comité Paralímpico de Portugal (CPP), Centro de Alto Rendimento do Jamor e Academia do Sporting Clube de Portugal. Ainda este planeada uma ida ao Estádio José Alvalade para assistir ao Portugal – Chéquia, a contar para a fase de grupos da Liga das Nações.
Com o objetivo de formar e capacitar potenciais líderes e dirigentes desportivos, a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) levou a cabo um programa formativo que incluiu parte de contextualização teórica e uma componente prática, com visitas a alguns dos locais de referência em Portugal, no que respeita ao desenvolvimento e acompanhamento da prática desportiva de alto nível.
A iniciativa arrancou na última quarta-feira, no COP, onde os participantes foram recebidos pelo presidente do comité, José Manuel Constantino. Nesse dia, Joaquim Videira, antigo estudante-atleta de esgrima, que participou em quatro edições das universíadas, falou da sua experiência, ele que integra atualmente o projeto de educação olímpico.
Durante os três dias marcaram presença nas atividades cerca de 40 participantes, entre dirigentes das associações de estudantes e académicas e responsáveis dos gabinetes de desporto de várias instituições de ensino superior do País. A iniciativa contou com o apoio do Turismo de Portugal e do Turismo de Lisboa.