A BETCLIC APOGEE é a primeira equipa de Esports do mundo com certificação de emissões zero de carbono. As preocupações desta formação de FIFA com a sustentabilidade do planeta estiveram na base de um rigoroso processo científico concluído com sucesso. O projeto que está em linha com a Agenda 2030 das Nações Unidas.
O processo de certificação passou por uma avaliação científica, sob a direção dos especialistas da Zero Waste Lab – uma associação sem fins lucrativos, empenhada na criação de comportamentos sociais mais amigos do ambiente. No sentido de avaliar a pegada ecológica da equipa foi criada uma aplicação com uma calculadora de emissões, onde cada elemento registou a sua atividade. O resultado foi uma estimativa final de 400 toneladas de CO2 em 2022. Através deste processo foi possível não só neutralizar a pegada de CO2 como gerar um impacto positivo, através do apoio a um projeto de regeneração.
Com um crescimento exponencial nos últimos anos, a indústria do Gaming é hoje uma das maiores do planeta, mobilizando cerca de 3 mil milhões de utilizadores e gerando receitas superiores a 155 mil milhões de dólares. Só nos EUA a fatura da energia ultrapassa já os 5 mil milhões de dólares por ano, o que corresponde a 24 mil toneladas de emissões de CO2 por ano. Isto é o equivalente ao consumo de 85 milhões de frigoríficos ou mais de 5 milhões de automóveis, números que ultrapassam todo o consumo anual de países como o Siri Lanka, Estónia ou Líbano sendo por isso urgente a redução das emissões.