Uma entrevista de emprego é o momento onde deves dar o teu melhor. Poderá ser o início de uma carreira profissional de sucesso. Terás de mostrar o que andaste a aprender durante a tua vida académica; as competências adquiridas na tua experiência profissional, se já a tiveres; e as motivações que te levaram a estares na entrevista. E para demonstrares com rigor estas qualidades e ambições, terás de ter uma postura confiante. Cá estamos uma vez mais para te ajudar a impressionar os teus futuros empregadores e contribuir para que possas alcançar a tua profissão de sonho.
Uma postura confiante deve começar ainda em casa. No dia anterior.
Primeiro: Prepara o teu discurso e possíveis respostas, salientando as competências que tu tens e que são adequadas para o cargo a que te candidataste, bem como as ambições. Treina à frente do espelho. Ajuda muito, acredita.
Segundo: Escolhe uma roupa formal. Regra geral: um casaco, pode ser um blazer ou um blusão ou um casaco mais grosso, para os dias mais frios; uma camisa ou uma camisola/pullovers com uma camisa por baixo; umas calças pretas ou beijes ou de ganga escura. O calçado pode ser à tua escolha, desde que seja confortável.
Terceiro: Antes de ires dormir, ouve uma playlist relaxante ou faz um pouco de meditação para poderes descansar totalmente.
No próprio dia da entrevista, não entres num rodopio de ansiedade ou em pânico. Deste modo:
Quarto: Come um bom pequeno-almoço. Toma um banho, veste-te e relembra os pontos fulcrais que treinaste no dia anterior. Não te esqueças de levar um caderno para tirares notas sobre o teu possível futuro cargo.
Quinto: Quando chegares ao teu possível futuro emprego, não penses que não vais conseguir ficar com a vaga. Se foste chamad@ para a entrevista é porque tens as competências de que necessitam. Tens de estar confiante de que tudo vai correr pelo melhor. Respira fundo 3 vezes. Ou até te sentires mais calm@.
Sexto: Quando entrares para a sala da entrevista, sê simpátic@, cordial e, uma dica muito fundamental: fala devagar para seres coerente no teu discurso. Não divagues e foca-te nas competências que podem ser uma mais-valia para a empresa. Responde sem rodeios às perguntas. Ouve o que os empregadores têm a dizer sobre o cargo e tira notas. E, no fim, agradece pela atenção e deixa a sala, sempre de frente para os empregadores.
Sétimo: E, depois, é só aguardares para que sejas chamad@.
Questões possíveis que te podem fazer durante a entrevista:
1. Porque estás interessad@ em trabalhar na nossa empresa?
2. Porque és o/a candidat@ ideal para este cargo?
3. Quais são as tuas 3 principais competências profissionais?
4. Como é que os teus objetivos futuros se alinham com os projetos da empresa?
DADOS
> Número total de população empregada em Portugal (janeiro de 2022) – INE
4 852, 9 (milhares)
> Taxa da população ativa no total da população em idade ativa (15 – 64 anos; 2020) – PORDATA
76,1%
> Número de população empregada com o ensino secundário e superior (2021) – PORDATA
3101,9 (milhares)