O Index- bienal de arte e tecnologia vai acontecer em Braga de 12 a 22 de Maio. Inserido no plano de ação da cidade de Braga enquanto Cidade Criativa da Unesco para as Media Arts, este evento conta com a sua primeira edição tanto em vários locais da cidade como no espaço virtual da web.
Esta edição propõe explorar a noção de superfície e levantar questões importantes sobre as práticas artísticas relativas à tecnologia. É proposto uma abordagem crítica à tecnologia enquanto elemento cada vez mais central nas artes contemporâneas.
O programa é constituído por exposições, espetáculos, conferências e conteúdos educativos. De entre os nomes confirmados estão Florian Hecker, Berru, Peter Burr, João Martinho Moura, Pierce Warnecke & Matthew Biederman com o coletivo nacional Ensemble Supernova bem como a conferência performativa “Inside”, de Frédérique Aït Touati & Bruno Latour. A presença de People Like Us ou o espetáculo “Subassemblies” de Ryoichi Kurokawa e Peter Weibel, diretor do ZKM também estão confirmadas, entre outros.
Além de todos estes artistas será possível visitar também projetos selecionados através de Open Call em 45 países. De entre os selecionados estão“Wander” de Yuqian Sun (China), “Finger Plays” de Matt-Nish Lapidus (Canadá), “Bureau of Cloud Management” de Tong Wu e Yuguang Zhan (EUA/China) e “Para Gardens” de Areej Huniti e Eliza Goldox (Jordânia e Alemanha).