A Casa do Cinema de Coimbra vai celebrar a Revolução dos Cravos com 3 filmes portugueses relacionados com este dia, que é tão importante para as nossas vidas.
No dia 22 de abril, sexta-feira, será exibido o filme-documentário “Mudar de Vida – José Mário Branco, Vida e Obra”, de Nelson Guerreiro e Pedro Fidalgo. É retratado a vida e a obra do músico, compositor, poeta, ator, ativista, cronista, produtor musical, José Mário Branco, um homem dos 7 ofícios que usa as suas canções, cuja atualidade se mantém, como instrumento transformador da realidade. Um documentário que começou a ser rodado em 2005, onde se compreende melhor o que foi a vida e o percurso musical de José Mário Branco até à data da sua morte, em 2019.
Ainda na sexta-feira, será exibido o filme de Pedro Fidalgo “Não Apaguem os Nossos Rastos! (N’effacez paz nos traces)” que aborda as canções da cantora de Dominique Grange, que exprimem a vontade de resistência a todas as formas de opressão. Estas canções, que evocam os movimentos estudantis franceses ocorridos na década de 60, são acompanhadas por desenhos feitos por Jacques Tardi.
No sábado, dia 23, será a vez do recente estreado filme de Sérgio Graciano “Salgueiro Maia – O Implicado”. Um filme simples e emotivo que mostra o lado privado da vida pessoal do capitão que liderou a Revolução do 25 de abril. Revela, também, de onde veio a sua moderação, a valentia, a educação e a firmeza com que sempre se apresentou publicamente e que foram a chave para que a Revolução dos Cravos tenha sido como foi.
Os bilhetes das sessões podem ir dos 2€ aos 5€.
Para mais informações, consulta o Website Oficial da Casa do Cinema de Coimbra.