Quando terminamos a licenciatura é normal questionarmos o que queremos fazer a seguir. As opções são várias. Vou trabalhar? Continuo os estudos? Faço um ano sabático? As opções são muitas, por isso é normal sentires-te assim. A questão é que tudo depende dos teus objetivos e do que queres para o teu futuro. Para muit@s, o mestrado ou a pós-graduação é o passo seguinte após a licenciatura. Mas para outr@s pode ser uma oportunidade para atualizar conhecimentos, permitindo uma progressão na carreira e até aumentar a rede de contactos.
Uma coisa é certa! Investir na nossa formação é sempre recompensador, e é de certeza uma mais valia no que toca ao teu percurso profissional. Há que pensar em todos os prós e contras. As opções são muitas e qualquer uma implica investimento pessoal e financeiro. Por isso mesmo vamos ajudar-te a perceber qual é a diferença entre a pós-graduação e o mestrado. Não te esqueças que deves ter em conta o que pretendes para a tua carreira e quais são as ofertas que te interessam na tua área profissional. Para tirares mestrado ou pós-graduação, o requisito essencial é teres concluído a licenciatura.
Pós-Graduação
Vamos começar pelas más notícias… Quer dizer, pelas desvantagens. A verdade é que a pós-graduação não confere grau académico (apenas um diploma de especialização) e o investimento financeiro pode ser alto. Os preços variam. Tens sempre de ter em conta a duração e a intensidade da mesma. Existem diversas pós-graduações em Portugal que são mais caras do que os mestrados. Mas claro que há vantagens. A pós-graduação é uma espécie de especialização, na qual podes aprofundar conhecimentos e competências dentro de uma área específica, o que te vai ajudar a definir que objetivos pretendes para a tua carreira. Uma pós-graduação pode durar um ano letivo ou apenas alguns meses, dependendo sempre da instituição de ensino. Para quem já está inserido no mercado de trabalho e pretende adquirir uma nova especialização na área, a pós-graduação pode ser uma boa opção, porque é uma forma de atualizar as novas tendências do mercado. Ao contrário do mestrado, geralmente não tem tantos fundamentos e de investigação. No que toca ao mercado de trabalho, quer tenhas terminado agora a licenciatura ou já estejas a trabalhar, deves tentar refletir e compreender que objetivos pretendes atingir e que mais valia terás depois de terminares a pós-graduação.
Mestrado
O mestrado permite desenvolver e aprofundar os conhecimentos obtidos através da licenciatura ou, se optares por escolher um curso diferente da tua licenciatura, podes explorar e adquirir outros conhecimentos. Normalmente, tem a duração de dois anos letivos. No entanto, há licenciaturas com mestrado integrado, e nesse caso a duração é de cinco anos. Ao contrário da pós-graduação, o mestrado já confere grau académico de mestre e após a conclusão do curso, é possível dar aulas e continuar os estudos, neste caso o doutoramento. Tens de ter em atenção que, para seres admitid@ num curso de mestrado, a maioria das universidades exige uma média mínima final da licenciatura de 14 valores. No entanto, há instituições que aceitam candidatos que tenham uma pós-graduação com uma média final que melhore a nota da licenciatura. O mestrado divide-se em duas partes: Um curso de especialização com um conjunto diversificado de unidades curriculares e a segunda parte é uma dissertação científica, um trabalho de projeto ou um estágio curricular com um relatório final. És tu que escolhes qual o caminho a seguir. Tudo depende dos teus objetivos. Em Portugal, muitos cursos de mestrado são lecionados em regime pós-laboral, o que permite que possas conjugar, por exemplo, com um part-time ou atividades extracurriculares. Supostamente, o grau de mestre permite-te encontrares melhores empregos com salários mais altos do que quem tenha, por exemplo, apenas a licenciatura.