Um grupo de investigadores da Universidade de Coimbra estudou e descobriu um novo tipo de emissão de cintilação que ocorre no gás xénon e que tem impacto nos detetores de matéria escura e de neutrinos.
A equipa do Laboratório de Instrumentação, Engenharia Biomédica e Física da Radiação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, revelou que
“a existência da emissão de um tipo de cintilação no gás xénon até agora ignorada pelos cientistas. A dispersão de eletrões em átomos neutros no gás xénon dá origem a um novo tipo de emissão de luz que afetará a sensibilidade dos detetores da pesquisa de matéria escura e da física de neutrinos»
Esta notável descoberta alerta aos futuros investigadores para não estudarem e purificarem o xénom e terem mais consideração em “separar a luz correspondente à radiação de travagem neutra para otimizar o design dos detetores e melhorar a sua sensibilidade».
Este estudo, que levou a esta grande descoberta, está publicado na reconhecida revista científica Physical Review X. Poderás ler aqui.