O UALG Tec Campus – Aceleradora de Empresas da Universidade do Algarve foi oficialmente inaugurado no passado dia 29 de março, no Campus da Penha. O projeto tem como principal objetivo a dinamização e expansão do ecossistema tecnológico da região, a nível nacional e internacional, para as áreas das tecnologias da informação, impulsionando uma mudança favorável na economia e sociedade a nível regional e nacional.
O momento da inauguração contou com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e da Comissária Europeia Elisa Ferreira, responsável pela pasta Coesão e Reformas, que consideram a Aceleradora de Empresas da Universidade do Algarve “um dos melhores exemplos de aplicação de fundos europeus”.
Para o reitor da Universidade do Algarve, Paulo Águas, o UALG Tec Campus não se cinge apenas a um espaço físico, que as empresas se limitam a alugar. “As empresas também têm um compromisso com a Universidade, como receber estudantes de doutoramento, serem parceiras da Universidade na candidatura a projetos e solicitarem-lhe trabalho na área da investigação e desenvolvimento”. O reitor acredita que existirá um antes e um depois deste projeto, que irá contribuir para que a região tenha um emprego mais qualificado.
Atualmente, estão alojadas no complexo 16 empresas (nacionais e internacionais), com cerca de 300 colaboradores, numa área de cerca de 4.500m2.