A Bolt introduziu nas suas trotinetes um sistema de verificação por fotografia que recorre a Inteligência Artificial, com o objetivo de resolver um dos maiores problemas da micromobilidade nas cidades: o estacionamento impróprio.
Implementada em Portugal já na terça-feira passada, a nova solução analisa as fotografias tiradas pelo utilizador quando terminam a viagem e procura melhorar os seus comportamentos de estacionamento em resultado disso.
Com base nesta fotografia, a aplicação verificará instantaneamente se a trotinete está a bloquear passeios, ciclovias ou saídas de edifícios e garagens. Se for esse o caso, o condutor receberá uma notificação no telemóvel para a instrução de como deixar a trotinete.
“Estamos desde sempre ao lado dos nossos parceiros com o objetivo de criar soluções para melhorar o parqueamento das trotinetes nas cidades. No passado, estas fotos que usamos eram analisadas por operadores humanos. Fazê-lo em tempo real, possível apenas com a ajuda preciosa desta aplicação, dar-nos-á resultados imediatos que poderão melhorar drasticamente as práticas de estacionamento dos utilizadores”, explica Santiago Páramo, responsável de micromobilidade da Bolt em Portugal, citado em comunicado.
“Na Bolt, acreditamos em incentivos e em educar os nossos utilizadores, não em penalizá-los. Para além desta solução de estacionamento, estamos a expandir a nossa rede de estações de carga e a incentivar as pessoas a estacioná-las aí, como um chamariz para o estacionamento adequado”, acrescenta o representante.