A investigadora do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), Edna Correia, de 34 anos, é uma das quatro jovens cientistas portuguesas distinguidas na 18.ª edição das Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência.
Doutorada em Biologia e Ecologia das Alterações Globais pela Ciências ULisboa, Edna Correia concluiu mestrado em Ecologia, Ambiente e Território e a licenciatura em Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Atualmente, dedica-se à investigação: Podem os arrozais do Estuário do Tejo fornecer alimento para humanos e simultaneamente ser casa para outras espécies?
O projeto da investigadora tem como principal objetivo perceber até que ponto os arrozais – zonas húmidas artificiais – podem servir de alternativa para as aves que tradicionalmente dependem de zonas húmidas naturais, contribuindo dessa forma para a conservação da espécie em Portugal.
A cientista irá receber uma verba no valor de 15 mil euros para dar continuidade ao estudo do papel dos arrozais do Estuário do Tejo na preservação de aves aquáticas.