A Free Now, plataforma de mobilidade, lançou uma nova funcionalidade na sua aplicação que permite aos utilizadores arredondarem o valor pago na viagem, com o objetivo de angariar fundos para doar ao Comité Internacional da Cruz Vermelha para ajudar as vítimas do conflito na Ucrânia. “O montante doado pelos passageiros será depois duplicado pela plataforma durante os próximos três meses”, explica a plataforma, em comunicado.
Este é um daqueles momentos em que sentimos a necessidade de ficar ao lado das comunidades, apoiando todas as iniciativas que possam servir para ajudar as vítimas deste conflito”, sublinha Bruno Borges, diretor geral da Free Now, em Portugal.
Segundo a Free Now, a iniciativa surgiu no âmbito de um desafio lançado internamente, o “Round up for Ukraine”, em que os vários departamentos da empresa se uniram para pensar em soluções originais para angariar fundos para ajudar as vítimas da guerra.
Para além desta funcionalidade na app, a Free Now afirma que tem apostado noutras ações para apoiar as instituições e voluntários no terreno, nomeadamente:
- Todas as despesas com combustível dos motoristas ucranianos a trabalhar na Polónia, que são cerca de ⅓ do total na região, que se desloquem até à fronteira para recolher ou ajudar refugiados serão cobertas pela FREE NOW.
- Oferta de milhares de viagens a ONG’s presentes no terreno, ligadas à Cruz Vermelha e à UNICEF, com o intuito de facilitar as suas deslocações no auxílio às vítimas.
- Colaboração com ONG’s sediadas em Berlim (Alemanha) com o propósito de ajudar os milhares de refugiados que chegam à estação ferroviária local a chegarem aos seus destinos finais na cidade.
- Colaboração com ONG’s que apoiam pessoas com deficiência, também na Alemanha, para assegurar e facilitar a mobilidade de refugiados com limitações.
Os acionistas da Free Now, o BMW Group e a Mercedes-Benz Mobility, “já doaram até agora um milhão de euros à causa”, remata a plataforma, em comunicado.