A Roche, companhia suíça que fabrica produtos farmacêuticos, lança agora a oitava edição das Bolsas de Cidadania Roche, com financiamento total de 60 mil euros, para projetos e ideias de associações de doentes e outras Organizações Não Governamentais (ONG). As candidaturas para o programa já se encontram abertas e vão decorrer até ao próximo dia 13 de abril.
De acordo com a empresa, a iniciativa tem como missão “fomentar a participação dos cidadãos nos processos de decisão em saúde, a informação dos doentes sobre os seus direitos, assim como a sua participação nas decisões individuais de tratamento”.
Nesta edição de 2022, são considerados preferenciais os projetos que informem os doentes dos seus direitos de acesso à informação e ao envolvimento nas decisões individuais de cuidados de saúde; incrementem a participação dos cidadãos e dos doentes nos processos de decisão em saúde; contribuam para o incremento da qualidade de vida dos doentes e seus cuidadores em sociedade; promovam os ganhos em saúde dos cidadãos; e , por fim, que aumentem a literacia em saúde da população.
A análise das candidaturas e a proposta de decisão de atribuição das Bolsas será feita por um júri independente, constituído por um mínimo de cinco elementos, segundo a Roche. O formulário da candidatura está disponível aqui.