Está a caminho uma nova minissérie produzida pelo canal História, único canal de documentários com produção própria em Portugal. “Megaestruturas Romanas” estreia já no próximo dia 21 de fevereiro, pelas 22h15, e é composta por três episódios que revelam as maiores obras de engenharia do Império Romano presentes em Lyon, Arles e Paris – cidades onde existem até hoje vestígios desta civilização.
De acordo com o canal, em comunicado, os segredos “destas maravilhas da engenharia romana” e o legado e um dos impérios mais poderosos da História, serão revelados através da utilização de CGI, imagens de arquivo, fotografias aéreas e testemunhos de especialistas.
“No ano de 50 a.C., Júlio César reinava na Gália, depois de uma conquista que não foi simplesmente militar ou política. Roma queria difundir a sua grandeza, levando a civilização aos bárbaros derrotados que formavam parte do Império. O novo território de Roma transformou-se, através de enormes projetos de construção que incluíam aquedutos, calçadas, termas, anfiteatros e estádios que ficaremos a conhecer melhor durante este especial”, explica o canal História.
Lyon já foi, em tempos, a maior cidade de França. À época, a capital dos Gauleses chamava-se Lugduno e destacava-se pelo Santuário dos três Gauleses, Teatro Antigo de Fourvière, Odeon, Santuário de Cybèle e Aqueduto que conheceremos neste especial.
Já em Arles, uma das cidades que ficou do lado de Roma, tirando proveito da generosidade dos imperadores romanos, desde Júlio César a Constantino, o Grande, realçam-se estruturas como o Anfiteatro, o Fórum, o Circo, o Teatro, o Estaleiro, o Muro, as Termas de Constantino e os dois Arcos do Triunfo.
Por fim, em Paris, as Arenas de Lutécia, as Termas de Cluny (banhos), o Panteão, o Aqueduto de Arcueil, as Muralhas da Cidade, o Pilar dos Barqueiros e a Porta Ancestral, são alguns dos exemplos dados a conhecer nesta minissérie.