A Universidade de Coimbra (UC) abriu esta segunda-feira, 7 de fevereiro, as inscrições para o programa “UC Challenges for Global Sustainability”, que tem como intuito sensibilizar e mobiliar estudantes do ensino secundário e da UC para a elaboração de projetos concretos e viáveis que vão ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), presentes na Agenda 2030 das Nações Unidas. As inscrições decorrem até dia 25 de fevereiro aqui.
“Através do Gabinete para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Coimbra reafirma-se a adoção plena de estratégias de gestão sustentável das suas atividade e recursos e de responsabilidade social, compromisso espelhado no Plano Estratégico 2019-2023. A Universidade tem na sustentabilidade uma premissa diária que conta com o contributo empenhado de toda a comunidade”, explica a Pró-Reitora, Patrícia Pereira da Silva.
De acordo com a Universidade de Coimbra, em comunicado, um dos seus objetivos é tornar-se na primeira universidade nacional a atingir a neutralidade carbónica até 2023 através da implementação de uma política de sustentabilidade ambiental e da consciencialização da comunidade – tendo ficado classificada, em 2021, no top-25 mundial (e primeira a nível nacional) no Times Higher Education Impact Ranking, o barómetro global que avalia o desempenho das instituições de ensino superior no cumprimento dos ODS da ONU.
No caso dos alunos de secundário (Portugal ou Brasil), é pedido que apresentem um projeto com pelo menos um desafio global da ODS; já os do ensino superior, devem apresentar um projeto que responda a um de cinco desafios relacionados com “Alimentação e Desperdício”, “Alterações Climáticas e Água Acessível”, “Desigualdades Sociais e Económicas”, “Saúde e Qualidade” ou “Smart Cities Sustentáveis”.
Os participantes vão ter oportunidade de frequentar a UC Global Sustainability, que dá acesso a formações online com intervenções inspiradoras de especialistas na área da sustentabilidade e onde poderão aprofundar os conhecimentos e desenvolver o projeto. “Os candidatos selecionados para a segunda fase serão apoiados no desenvolvimento do projeto por mentores e participarão num bootcamp na Universidade de Coimbra, que inclui formação, conversas inspiradoras e motivacionais e reuniões com especialistas. A realização, acompanhamento e mentoria dos projetos são apoiados pela Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia”, afirma a UC, em comunicado.
No final do concurso, três equipas do ensino secundário e uma equipa de estudantes universitários serão premiadas, podendo vir a implementar os seus projetos com apoio da UC e ainda ganhar um certificado de formação e prémios.