Está para breve a inauguração da residência universitária no centro histórico do Porto. O edifício situado na Rua da Bainharia, vai receber uma injeção de sangue jovem, e esta estrutura residencial para estudantes vai surgir já no início do próximo ano letivo.
Esta residência tem como objetivo providenciar mais uma resposta para colmatar o “problema crónico” do alojamento estudantil, para os estudantes de classe média e média-baixa. É para dar resposta às necessidades desses estudantes que este plano foi desenhado, que conta com residências a serem construídas pela universidade e em consórcio com a Câmara do Porto- estão previstos 20 quartos para o edifício na Rua da Bainharia.
O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, refere esta valência como “muito importante para esta zona trazer para aqui uma população jovem.” Rui Moreira lembrou ainda que o Município do Porto tem em curso outros projetos para dar resposta à carência de alojamento estudantil, nomeadamente o desenvolvimento, com a universidade, de uma residência para estudantes em Monte Pedral. No que toca às candidaturas, este alojamento terá como leque de beneficiários os vários estudantes da academia do Porto, independentemente do subsistema de ensino ao qual estejam afetos. O processo de seleção terá sempre como base critérios, nomeadamente, o de carência sócio-económica. A premissa-base será sempre alojamento a preços acessíveis e controlados, que os estudantes possam pagar.
Estas estruturas vão permitir acomodar cerca de duas centenas de estudantes em zonas da cidade que dispõem de fáceis acessos e várias opções de transportes públicos. Se tiver sucesso, este projeto pode eventualmente ser estendido a residências universitárias de maior dimensão.