Pela primeira vez, Portugal estará representado com duas seleções (feminina e masculina) nacionais universitárias de basquetebol nos Jogos Mundiais Universitários, que vão arrancar no final de junho do presente ano, em Chengdu, na China.
‘Com aquilo que é o passado recente no que respeita ao desempenho das equipas portuguesas nesta competição, e que culminou na conquista do terceiro lugar da seleção feminina em 2019, só podemos estar satisfeitos com este facto e expectantes com o desempenho dos que farão parte da próxima missão portuguesa’, revela em comunicado André Reis, presidente da FADU.
Nuno Manaia, diretor técnico nacional de basquetebol, garante que esta é uma competição de nível muito elevado, em que marcam presença atletas de seleção de topo – o que faz com que os jogadores se desenvolvam bastante. Relativamente à seleção feminina, o diretor acrescenta ainda que ‘a última participação foi extraordinária, sabemos que é um lugar difícil de alcançar, mas estamos muito empenhados. Prevemos algumas semanas de preparação porque queremos representar bem o nosso País”.
Este feito inédito, conseguido pelo esforço conjunto entre a FADU e a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), levará uma comitiva lusa, composta por cerca de 30 pessoas, para a competição, que anteriormente se designava por “Universíada”.