De 26 a 28 de janeiro, a Universidade de Aveiro acolhe um evento internacional de partilha de experiências na área da mobilidade inteligente de baixo carbono, onde vão estar reunidos dezenas de especialistas e 20 oradores de seis países europeus.
A iniciativa, que está inserida no projeto INTERREG EUROPE PriMaaS – Prioritizing low carbon mobility services for improving accessibility of citizens, e que tem como objetivo promover a aplicação de novas tecnologias para impulsionar um uso eficiente das infraestruturas e dos sistemas de transporte, conta com parceiros oriundos de Portugal, Itália, Roménia, Finlândia, Suécia e Alemanha.
“Observando boas práticas de dados abertos na Suécia ou combinações de serviços de mobilidade nas zonas rurais da Finlândia, podemos importar pequenos exemplos que serão inspiradores quer para os empresários nacionais quer para as autoridades de gestão. As universidades têm um papel fundamental na análise da transferibilidade e na definição de objetivos políticos ambiciosos e realistas com base no estado da arte”, refere João Bandeira, coordenador do projeto PriMaaS na Universidade de Aveiro, em comunicado.
No debate, que será realizado em formato virtual, serão apresentados e debatidos conceitos inovadores de mobilidade enquanto serviço, numa perspetiva de serviços de mobilidade equitativos verdadeiramente centrados nas necessidades dos cidadãos e com baixa pegada carbónica.
“Os parceiros do programa pretendem tirar partido da digitalização para melhorar a eficiência dos transportes, através de integração de serviços de mobilidade em plataformas comuns e personalizáveis. Queremos que estes instrumentos sejam desenhados desde o início para que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos e para que minimizem efetivamente os impactos negativos dos transportes. Projetos como o PriMaaS interligam numa mesma plataforma associações não governamentais, autoridades de gestão, municípios, centros de investigação e universidades e permitem-nos estabelecer novas ponte entre a Ciência e Tecnologia, a Política e a Sociedade”, explica Jorge Bandeira.
Poderás consultar aqui a agenda completa do evento, cujo acesso é gratuito, sendo necessário apenas uma inscrição.