O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) lançou um selo destinado às Instituições de Ensino Superior, que pretende distinguir as boas práticas que incentivam e promovem a articulação entre a carreira académica e a carreira desportiva, junto dos estudantes-atletas.
A iniciativa pretende que os “estudantes-atletas beneficiem de melhores condições de conciliação da carreira dupla, com vista a uma melhoria dos seus resultados quer académicos, quer desportivos, e também um maior sucesso no pós-carreira desportiva”, revela a IPDJ.
As candidaturas, que abrangem as instituições de ensino (ou as suas Unidades Orgânicas) públicas ou privadas que tenham implementado o Estatuto de Estudante Atleta do Ensino Superior, já se encontram abertas e devem ser submetidas online, entre 21 de janeiro e 28 de fevereiro. Os resultados serão publicados até ao final de maio do presente ano, no portal oficial do IPDJ.
A avaliação tem em consideração a implementação de “condições suportadas em regulamentação própria, metodologias, infraestruturas, recursos, instrumentos e iniciativas que se destinem ao efetivo apoio estrutural do estudante-atleta”, explica a IPDJ, na sua página oficial.
Os critérios que regulam a atribuição do Selo Estudante-Atleta podem ser consultados aqui.
A distinção é atribuída por um período consecutivo de dois anos, e pode ser suspensa ou retirada em casos em que a informação prestada não corresponda à verdade ou se houver alterações nos parâmetros que levaram à sua atribuição.