Lengua y Prensa é um projeto coordenado por Francisco M. Carriscondo Esquivel, professor da área de Língua Espanhola da Universidade de Málaga. Este é um projeto que aborda a língua espanhola como notícia com duas funções específicas:
- Recorrer notícias sobre divulgação linguística, a língua espanhola e as suas variações;
- Analisar as notícias por parte da comunidade investigadora.
As notícias incluem a Hemeroteca Linguística Virtual, na qual já estão compiladas até à data mais de 22.000 notícias recolhidas de diversos meios de comunicação, com especial enfoque à imprensa escrita. Isto pressupõe que esta Hemeroteca se tenha tornado o principal difusor de notícias sobre línguas em Espanha e as suas respetivas variações online.
Contudo há uma outra vantagem em consultar a Hemeroteca, as notícias estão identificadas para facilitar as consultas sobre temas linguísticos diversos, como por exemplo, política linguística, conflitos entre o espanhol e as restantes línguas faladas em Espanha ou as relações entre língua e cultura.
São 31.000 as etiquetas distintas que podem ser encontradas na Hemeroteca.
Este é um excelente ponto de partida para qualquer análise que implique o protagonismo de determinados conteúdos presentes nas respetivas notícias que são consideradas atuais.
Até à data o projeto conta com três publicações principais: três monografias editadas por Academia del Hispanismo (La lengua en el candelero [2014], Asedios políticos a las lenguas desde los medios [2015] y El español como noticia y el español de los medios [2016]).